02/08/2006 - 7:00
É uma guerra. De um lado, operadoras de telefonia tentam vender o maior número possível de serviços que não sejam apenas chamadas telefônicas, como banda larga e telefonia móvel. De outro, empresas de TV por assinatura tentam ir além dos pacotes tradicionais de canais pagos, usando as mesmas ferramentas. Como arma, surge a tão falada convergência, palavrão que, na prática, significa economia para o consumidor. Sejam de telefonia ou de TV paga, as empresas querem atrair clientes que buscam diversos serviços e dão descontos a quem concentra tudo numa delas. Quanto mais serviços adquiridos, maior o desconto.
Hoje, apenas NET e TVA oferecem o chamado triple play, um ?três em um? que junta telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura. O mais em conta é o da TVA, mas ele é restrito à cidade de São Paulo e tem limitações na velocidade da banda larga (disponível apenas em 400 kbps) e no pacote de canais de TV (não há a possibilidade de receber os canais premium, por exemplo). A NET é mais cara, mas tem uma gama de opções para diferentes necessidades e bolsos.
As operadoras de telefonia ainda não incluem em seus pacotes serviços de TV, mas trabalham para introduzi-los. Telemar, BrasilTelecom e Telefônica estão preparando suas operações de TVIP, em que a televisão receberá a programação via internet. O serviço só deverá estar disponível em 2007. Por ora, as operadoras juntam outras opções em pacotes, com serviços mais baratos para quem assina telefonia fixa e banda larga ao mesmo tempo. BrasilTelecom e Telemar também oferecem a opção de agregar a esse serviço a interconexão com celulares. A BrasilTelecom, inclusive, acaba de lançar o Telefone Único, em que o aparelho celular é tarifado como fixo quando está perto de casa. Já a Telemar, por meio da Oi, ainda permite que usuários de pré-pago façam suas ligações não só em celular e telefone fixo, como também em orelhões.
Para escolher um pacote, convém analisar variáveis como a velocidade da banda larga, o tipo de pacote da TV por assinatura e a quantidade de minutos de telefonia. É importante, também, saber o custo das ligações telefônicas que superem o tempo de utilização permitido no pacote. E lembrar que a opção mais barata nem sempre é a mais conveniente. ![]()