A fabricante americana dos famosos recipientes de plástico Tupperware, que já enfrentava problemas financeiros há anos, anunciou nesta quarta-feira (18) que vai iniciar um processo de recuperação judicial.

“Há vários anos, a situação financeira da empresa tem sido duramente afetada por um ambiente macroeconômico difícil”, disse Laurie Ann Goldman, presidente da empresa, que apresentou o pedido de proteção, de acordo com capítulo 11 da Lei de Falências.

“Analisamos várias opções estratégicas e concluímos” que a proteção à falência era “a melhor saída”, explicou Goldman em documentos do processo de insolvência. Esta iniciativa deve proporcionar uma “flexibilidade essencial” para a transformação tecnológica da empresa, acrescentou.

Em meados de agosto, o grupo indicou que continuava com “problemas significativos de liquidez” e que tinha “dúvidas” sobre sua capacidade de continuar em atividade.

Relembre a história da empresa e da crise

Criada em 1946, a Tupperware fez sucesso nos Estados Unidos e muitos outros países graças à eficácia da sua rede de representantes. Os recipientes de plástico para alimentos inicialmente eram vendidos em lojas, até que a empresa lançou as “reuniões Tupperware” em que mulheres reuniam-se com uma representante da marca para assistir demonstrações dos produtos em meio a comidas e bebidas.

A Tupperware foi fundada em 1946 pelo químico estadunidense Earl Tupper. A história contada por ele é de que, enquanto criava moldes em uma fábrica de plástico no contexto pós-Grande Depressão de 1929, teve um “sopro de inspiração”.

“Se pudesse desenhar uma tampa hermética para os recipientes de armazenamento de plástico, como os de uma lata de pintura, poderia ajudar as famílias cansadas da guerra a economizar dinheiro com os custosos desperdícios de comida”, contou o empresário segundo informações da AFP.

A Tupperware foi prejudicada pelo comércio on-line, entregas de alimentos a domicílio e embalagens descartáveis.

No Brasil, a empresa chegou em 1976. Em abril de 2023, a CEO da operação brasileira Paola Kiwi, hoje head da Tupperware na América Latina, afirmou que a operação brasileira era a maior do mundo e que ainda se encontra saudável. “Nós temos o melhor plano de negócios”, disse. Ela também afirmou que a produção para venda no Brasil era inteiramente feita no país.