24/12/2022 - 13:30
A empresa norte-americana Aeromine, baseada no Estado do Texas, anunciou um produto que pode revolucionar o mercado de energia limpa. De acordo com a empresa, eles desenvolveram uma turbina eólica sem pás e que é capaz de gerar 50% mais energia que os painéis de energia solar geralmente instalados no telhado ou em grandes campos abertos no caso de companhias.
Apesar das vantagens da energia solar em termos de não produzir resíduos, a sua baixa eficiência e a necessidade de ter centenas de painéis para gerar uma quantidade de energia razoável para uma empresa, por exemplo, torna a adoção dessa tecnologia muitas vezes pouco vantajosa.
De acordo com a Aeromine, o seu novo produto poderá diminuir os custos consideravelmente, além de ser mais eficiente na geração de energia. Além disso, a companhia aponta outras vantagens. “Ao contrário das turbinas eólicas convencionais (com pás), que são barulhentas, visualmente intrusivas e perigosas para as aves migratórias, o sistema patenteado é imóvel e praticamente silencioso”, afirma a companhia em nota.
+ Fusão nuclear e a esperança de um futuro com energia limpa
+ Geração de energia eólica no mar pode ser oportunidade para estaleiros
+ Eletrobras assina acordo com Shell para projetos de energia eólica offshore
A empresa afirma que não foi necessário nenhum material sofisticado para criar o aerogerador, além de ser muito prático de montar e transportar.
Apesar de parecer algo promissor, a companhia ainda não deu muitas especificações sobre o produto, como capacidade de geração de energia, mas há relatos que ele tenha capacidade de 5 KW, o que equivale à geração de energia de cerca de 21 painéis solares residenciais.
Além disso, podem ser instaladas diversas unidades em uma casa ou edifício, sendo que cada uma pode gerar cerca de 14,3 MWh por ano, enquanto um sistema solar doméstico instalado em telhado com capacidade de 6,5 kW produz cerca de 9 MWh por ano.
Outro aspecto que a empresa ressalta, além do silêncio comparado com as turbinas eólicas tradicionais, e a maior eficiência em relação aos painéis solares, é que o produto não teria limitação de vida útil.
“As peças móveis mecânicas estão dentro de um duto protegido do vento e do clima, e são carregadas levemente em comparação com outros equipamentos de telhado, como ventiladores de ventilação, para que durem muito mais tempo”, afirma a empresa em nota. A Aeromine também afirma que turbinas eólicas sem pás são mais baratas, resistentes, seguras e menos intrusivas do que as outras com pás, além de oferecem uma solução acessível aos consumidores para usarem energia eólica.