Antes de arrumar as malas para fechar um novo contrato na Índia ou para uma reunião com clientes na Europa, é bom se preparar para os gastos de uma viagem internacional de negócios. As despesas com hospedagem e alimentação nas maiores capitais do mundo não saem por menos de US$ 335 por dia. Nova York e Londres lideram os destinos de turismo empresarial mais caros. Um dia na metrópole americana, incluindo o hotel, custa US$ 440. Na capital inglesa gasta-se, no mínimo, US$ 399. As cifras fazem parte de uma pesquisa realizada em maio de 2003 pela Mercer, consultoria de Recursos Humanos, em 250 cidades. O trabalho é um retrato da geografia global do turismo de negócios. Segundo o levantamento, as capitais européias e americanas têm os valores mais elevados de estadia para executivos. Para realizar a pesquisa, a Mercer excluiu despesas com transporte e lazer. Os valores citados referem-se a uma diária em hotel quatro estrelas, com direito a café da manhã, duas refeições, lanche, um drink e dois jornais ? um local e outro internacional.

O que pode representar má notícia para um empresário brasileiro que precisa viajar a trabalho e pagará as despesas do próprio bolso é, a rigor, ótima oportunidade para quem vive do turismo executivo no País. Com a alta do dólar, passar alguns dias nas metrópoles nacionais ficou bem mais barato para os estrangeiros. É um cenário muito semelhante ao de capitais africanas e outras na América Latina, onde o câmbio trabalha a favor. Em São Paulo, a jornada custa US$ 176,41, incluindo a diária do hotel. Em Johannesburgo, na África do Sul, os gastos são de US$ 141,9 por dia. As cidades australianas estão entre as que têm custos relativamente baixos. Um dia em Sydney custa US$ 217.

Embora o preço da estada não seja o único fator determinante para a realização de um evento, é ruim para qualquer cidade figurar entre os destinos caros. O mercado de turismo de negócios é feroz. Em São Paulo, a guerra de tarifas na rede hoteleira movimenta o mercado. Estão previstos, em 2003, a inauguração de 123 hotéis e flats. A Alcântara Machado, um dos maiores grupos de eventos no País, lançou o ?Bem-vindo a São Paulo?. O programa, em parceria com hotéis e operadoras de turismo, dá descontos e presta serviços especiais aos participantes de feiras que chegam à capital paulista