06/04/2011 - 21:00
Uma parceria firmada entre a Mauricio de Sousa Produções e a Digital 21 vai levar a turma mais famosa dos quadrinhos brasileiros para as telas de cinema, em segunda e terceira dimensões, além de desenvolver conteúdos para internet – como jogos online e redes sociais exclusivas – e séries para a tevê em 3D.
O investimento inicial, de R$ 15 milhões, quer fazer da Mauricio de Sousa Digital Productions (MSDP), nome da nova companhia, a versão brasileira da Pixar – o mais conhecido e premiado estúdio de animação do mundo, que produziu clássicos do cinema como Toy Story, Monstros S.A., Procurando Nemo e Up! Altas Aventuras.
Um fantasma camarada: Penadinho será o primeiro personagem a ganhar versão em desenho animado em três dimensões
“Precisamos desse tipo de parceria para poder atender à demanda”, afirmou Mauricio de Sousa, pouco depois de oficializar a união com a Digital 21. “Dos pedidos de quadrinhos eu dou conta, mas por desenho animado não consigo.” A meta é faturar R$ 100 milhões ao ano, com a Turma da Mônica, dentro de cinco anos.
O sócio da Digital 21, Raul Dória, diz que é difícil estimar o tamanho do mercado de desenhos animados. “Mas sabemos que há um potencial enorme”, afirma ele. “Um desenho mediano tem condições de faturar R$ 400 milhões. Imagine uma produção assinada por Mauricio de Sousa.”
O primeiro negócio da MSDP foi anunciado simultaneamente ao lançamento da nova empresa. A Cartoon Network, que já exibe os desenhos animados produzidos por Mauricio de Sousa, terá contrato para exibir as novas séries com exclusividade na tevê por assinatura. A primeira delas será o fantasminha Penadinho, que estreia no próximo Dia das Crianças, em outubro.
“Estamos investindo US$ 4,5 milhões nas produções da Turma da Mônica, Turma da Monica Jovem e na Turma do Penadinho”, afirma Barry Kock, gerente-geral do Cartoon para a América Latina. Na televisão aberta quem detém os direitos é a TV Globo, que também já tem parceria com Mauricio de Sousa.
Trupe: Raul Dória (à esq.), Mauricio de Sousa e sua filha Mônica com representantes da Cartoon Networks
A Turma da Mônica está presente em mais de 50 países e faz parte de um projeto de alfabetização de 200 milhões de crianças na China. Mas não pergunte ao pai de Mônica, Cascão e Cebolinha, quanto essa trupe rende anualmente à empresa. “Nosso faturamento é o suficiente para pagar as contas”, responde Sousa, com um sorriso.
O cartunista, que tem contrato de distribuição de seus quadrinhos com a editora Panini, se prepara para lançar dois parques de diversão, na capital paulista. O Parque do Cebolinha sai no início de 2012 e o Parque da Mônica deve estar pronto até o final do ano que vem. “Também vamos fazer um parque no Nordeste e temos projetos para chegar a Portugal e na Argentina.”