Uma parceria firmada entre a Mauricio de Sousa Produções e a Digital 21  vai levar a turma mais famosa dos quadrinhos brasileiros para as telas de cinema, em segunda e terceira dimensões, além de desenvolver conteúdos para internet ? como jogos online e redes sociais exclusivas ? e séries para a tevê em 3D. 

O investimento inicial, de R$ 15 milhões, quer fazer da Mauricio de Sousa Digital Productions (MSDP), nome da nova companhia, a versão brasileira da Pixar ? o mais conhecido e premiado estúdio de animação do mundo, que produziu clássicos do cinema como Toy Story, Monstros S.A., Procurando Nemo e Up! Altas Aventuras. 

 

53.jpg

Um fantasma camarada: Penadinho será o primeiro personagem a ganhar versão em desenho animado em três dimensões

 

?Precisamos desse tipo de parceria para poder atender à demanda?, afirmou Mauricio de Sousa, pouco depois de oficializar a união com a Digital 21. ?Dos pedidos de quadrinhos eu dou conta, mas por desenho animado não consigo.? A meta é faturar R$ 100 milhões ao ano, com a Turma da Mônica,  dentro de cinco anos.

 

O sócio da Digital 21, Raul Dória, diz que é difícil estimar o tamanho do mercado de desenhos animados. ?Mas sabemos que há um potencial enorme?, afirma ele. ?Um desenho mediano tem condições de faturar R$ 400 milhões. Imagine uma produção assinada por Mauricio de Sousa.? 

52.jpg

O primeiro negócio da MSDP foi anunciado simultaneamente ao lançamento da nova empresa. A Cartoon Network, que já exibe os desenhos animados produzidos por Mauricio de Sousa, terá contrato para exibir as novas séries com exclusividade na tevê por assinatura. A primeira delas será o fantasminha Penadinho, que estreia no próximo Dia das Crianças, em outubro. 

 

?Estamos investindo US$ 4,5 milhões nas produções da Turma da Mônica, Turma da Monica Jovem e na Turma do Penadinho?, afirma Barry Kock, gerente-geral do Cartoon para a América Latina. Na televisão aberta quem detém os direitos é a TV Globo, que também já tem parceria com Mauricio de Sousa.

 

54.jpg

Trupe: Raul Dória (à esq.), Mauricio de Sousa e sua filha Mônica com representantes da Cartoon Networks

 

A Turma da Mônica está presente em mais de 50 países e faz parte de um projeto de alfabetização de 200 milhões de crianças na China. Mas não pergunte ao pai de Mônica, Cascão e Cebolinha, quanto essa trupe rende anualmente à empresa. ?Nosso faturamento é o suficiente para pagar as contas?, responde Sousa, com um sorriso. 

 

O cartunista, que tem contrato de distribuição de seus quadrinhos com a editora Panini, se prepara para lançar dois parques de diversão, na capital paulista. O Parque do Cebolinha sai no início de 2012 e o Parque da Mônica deve estar pronto até o final do ano que vem. ?Também vamos fazer um parque no Nordeste e temos projetos para chegar a Portugal e na Argentina.?

 

> Siga a DINHEIRO no Twitter