A TV Brasil lança a série documental inédita Olhar Brasil neste sábado (3), às 18h30. Com foco na diversidade cultural e no potencial turístico no país, o conteúdo original é a primeira coprodução realizada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e por emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

Com dez programas de 26 minutos, o projeto busca fortalecer a produção audiovisual regional e as características que diferenciam os destinos turísticos nas cinco regiões do território nacional. O seriado foi desenvolvido a partir do edital lançado pela EBC em 2024 que recebeu 36 inscrições.

Notícias relacionadas:

Cada documentário atende às linhas temáticas da chamada pública relacionadas ao fomento do turismo. Repleta de sotaques variados, as edições do programa destacam uma perspectiva singular sobre paisagens, histórias e modos de vida que revelam e valorizam a biodiversidade e os ecossistemas do país.

A primeira temporada da série Olhar Brasil também poderá ser acompanhada sob demanda. Os dez episódios da nova bora ficam disponíveis no app TV Brasil Play e também no YouTube do canal. A atração que abre a sequência visita a Serra da Capivara, no Piauí.

Respeito ao regionalismo

Os destinos dos programas são a Serra da Capivara, no Piauí; o Quilombo Kalunga, em Goiás; o município de Guarapari, no litoral do Espírito Santo; as Serras Gerais, no sul de Tocantins; o Caminho do Peabiru, que ocupa diversos estados; a romaria do Muquém e a Congada de Santa Efigênia, em Goiás; o oásis do Canindé de São Francisco, em Sergipe; a Chapada dos Veadeiros, em Goiás; a gastronomia catarinense em Florianópolis; e o turismo sustentável do Novo Airão, no Amazonas.

Episódios do Olhar Brasil apresentam patrimônio arqueológico na Serra da Capivara. Frame: TV Brasil

Com profundidade, respeito e beleza, o seriado reforça a diversidade regional brasileira ao ampliar o alcance das vozes locais. Com narração dos profissionais das emissoras parceiras, o programa Olhar Brasil é contado por quem vive em cada território, o que fortalece a pluralidade do canal público.

Os episódios percorrem diferentes lugares para apresentar desde patrimônio arqueológico até experiências de turismo comunitário e gastronômico, com a valorização das rotas de aventura, além do conteúdo histórico e das tradições regionais.

Processo criativo

O diretor da série Olhar Brasil, Manoel Borges, explica o caráter colaborativo da iniciativa e o respeito à visão local das emissoras. Ele aborda as escolhas estéticas até os desafios de manter coesão visual e narrativa em um projeto realizado de forma participativa.

“A intenção da série é evidenciar a pluralidade de olhares. A Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) reúne perfis de emissoras extremamente diversas. Saber extrair o melhor de cada um desses perfis foi um processo enriquecedor”, explica.

Manoel Borges reforça a dinâmica de trabalho. “O desenvolvimento de uma coprodução carrega, por natureza, uma lógica de decisão horizontal durante o processo criativo. Conseguimos estabelecer um início coletivo e norteador e, posteriormente, avançar para atendimentos personalizados que respeitaram o regionalismo de cada proposta”, afirma.

Primeiro destino: Serra da Capivara

O episódio de estreia do seriado Olhar Brasil acompanha os segredos de um tesouro pouco conhecido no país. A produção documental vai até o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, revelar as pinturas rupestres milenares que registram a presença humana ancestral nas Américas.

Com direção de Jaldo Lopes e narração de Meire Souza, o episódio produzido pela TV Caatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ressalta imagens impressionantes das rochas em que está a maior concentração de sítios arqueológicos com pinturas rupestres do mundo.

O Parque Nacional Serra da Capivara tem 129.140 hectares e um perímetro de 214 quilômetros. Considerado um dos maiores da Região Nordeste, o espaço fica no entorno de quatro municípios e a centenas de quilômetros de Teresina, capital do estado.

O seriado apresenta um histórico do local. A obra em cartaz na TV Brasil recorda a época em que os paredões se formaram dentro do oceano e a fase do clima úmido quando serviu de habitat para os animais gigantes da megafauna até os dias atuais com as altas temperaturas do clima semiárido.

Os relatos e depoimentos de pessoas que têm a trajetória intimamente associada à região servem como parâmetro e guia para levar às trilhas acessíveis e outras desafiadoras em ambientes de vista panorâmica com rochas grandiosas e paisagens deslumbrantes.

Com cenas repletas de movimento que indicam uma dinâmica de vida do homem na região, as pinturas rupestres são um dos destaques da Serra da Capivara ao oferecer a oportunidade de contato com a natureza e a história da humanidade.

O parque preserva esse bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga, com inúmeras estratégias de adaptação, vegetação diversificada e espécies da fauna variadas que vivem nessa ampla área conservada. A série ainda destaca a fábrica de cerâmica e os museus da região.

Diretor técnico e de operações da TV Caatinga, Jaldo Lopes ressalta a relevância da Serra da Capivara, destino mostrado na edição de estreia do programa Olhar Brasil.

“É imensamente gratificante saber que, por meio desta produção, o público poderá descobrir um local de tamanha importância arqueológica – um patrimônio verdadeiramente raro para a humanidade”, avalia.

Jaldo Lopes destaca as maravilhas do lugar. “Entre montanhas, longas caminhadas, sol forte e chuvas repentinas, nossa equipe mergulhou na grandiosidade do Parque Nacional Serra da Capivara. Durante a produção, tivemos o privilégio de registrar o parque em dois cenários distintos: na estiagem e logo após as chuvas, o que nos permitiu testemunhar a impressionante resiliência e beleza da Caatinga”, completa.

Lista de episódios com os destinos da série Olhar Brasil

  • Parque Nacional Serra da Capivara: o nosso patrimônio da humanidade – TV Caatinga/UNIVASF
  • Turismo Comunitário no Quilombo Kalunga: Resistência e Sustentabilidade – UnBTV
  • Guarapari Surpreendente: areias medicinais e diversidade marinha – TV Guarapari
  • Serras Gerais: Cachoeiras cristalinas e cavernas misteriosas – UFT TV
  • Peabiru: o caminho ancestral de beleza e mistério – TV UFPEL
  • Niquelândia: Romaria do Muquém e Congada de Santa Efigênia – TV UFG
  • Canindé de São Francisco: o oásis no sertão nordestino – TV UFS
  • Chapada dos Veadeiros: um Paraíso no Coração do Brasil – UEG TV
  • A Magia em Floripa: Cidade Criativa em Gastronomia – TV UFSC
  • Turismo Sustentável do Novo Airão – TV Encontro das Águas