Quase cinco meses após o lançamento inicial de sua opção Comunidades, que permite aos usuários compartilhar tweets com grupos de usuários alinhados a tópicos no aplicativo, o Twitter anunciou nesta quarta-feira (19) que os usuários do Android também podem se envolver em Comunidades, expandindo o acesso a essas discussões mais dedicadas.

Comunidades é essencialmente a resposta do Twitter aos grupos do Facebook ou subreddits do Reddit, afastando-se da abordagem tradicional de ‘praça pública’ de twittar e fornecendo outra maneira de formar comunidade em torno de assuntos específicos no aplicativo.

+ Twitter: Saiba como denunciar fake news na rede social

Embora o sucesso das Comunidades até agora seja questionável. A maioria das Comunidades, com base em evidências anedóticas, não são altamente ativas, com parte do problema sendo que elas são amplamente obsoletas e restritivas, o que vai contra os dispositivos de incentivo estabelecidos do aplicativo.

Sobre o primeiro ponto, dado que a maioria dos usuários regulares do Twitter já selecionaram uma lista de pessoas que desejam ouvir em seus feeds, as Comunidades não servem para nenhum propósito significativo para manter-se atualizado com seus principais tópicos de interesse.

Isso pode, é claro, permitir que você encontre novas discussões de tweets para participar, o que pode expandir sua atividade de tweets, mas com as Comunidades atualmente sendo ‘somente para convidados’ ou ‘abertas a todos’, isso significa que você precisa conhecer alguém já está em uma área de interesse para obter acesso (e a descoberta da comunidade não é muito intuitiva), enquanto os grupos ‘abertos a todos’ geralmente estão cheios de spam – o que até os grupos convidados também estão, até certo ponto, devido a falhas na adesão processo (cada novo membro pode convidar cinco de suas próprias conexões).

O Twitter está trabalhando para resolver isso, com uma nova opção de ‘solicitação de ingresso’ , onde os administradores da comunidade poderão aprovar ou negar solicitações. Isso poderia ajudar a melhorar a situação, mas agora, o processo existente é problemático em alguns aspectos.

Em segundo lugar, os tweeters prolíficos já têm muito mais seguidores em seus identificadores pessoais do que podem alcançar dentro de uma Comunidade, portanto, twittar exclusivamente para Comunidades, apenas para ver menos envolvimento em seus comentários, não é uma perspectiva muito atraente.

Claro, você pode compartilhar sua opinião diretamente para uma comunidade e não receber curtidas ou respostas, mas por que fazer isso quando você pode compartilhar o mesmo com seu próprio público estabelecido, que é mais propenso a responder. E como o Twitter já incorporou Curtidas e respostas como moeda social na plataforma, o incentivo para tuitar leva mais usuários à maior superfície de resposta, o que reduz a motivação para compartilhar nas Comunidades.

Conforme observado, o Twitter está trabalhando em alguns desses elementos, incluindo a capacidade de descoberta, o que pode melhorar a experiência das Comunidades.

Pode ser. Sem dúvida, algumas Comunidades do Twitter já são altamente ativas, mas agora, como está, não parece que as Comunidades devem se tornar um elemento importante de engajamento de tweets, a menos que o Twitter possa refinar a oferta e reacender o interesse.

Talvez o acesso ao Android mude isso – e, em última análise, o Twitter tem os dados de engajamento, sabe como as pessoas são ativas nas Comunidades e se vale a pena prosseguir no futuro.