(Reuters) – As contas banidas do Twitter não serão reestabelecidas até que a plataforma de mídia social tenha “um processo claro para fazê-lo”, tuítou Elon Musk nesta quarta-feira, dando mais clareza sobre o potencial retorno do usuário mais popular banido do Twitter, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Criar esse processo levaria pelo menos mais algumas semanas, tuítou Musk. Isso implica que Trump não retornará a tempo para as eleições de meio de mandato em 8 de novembro.

+ Normalização de contas suspensas no Twitter levará semanas, diz Musk

+ Musk anuncia assinatura mensal de 8 dólares para certificar contas no Twitter

+ Elon Musk confirma que será único diretor do Twitter

Usuários do Twitter, anunciantes e seus próprios funcionários têm esperado atentamente por sinais do que Musk fará em sua primeira semana como proprietário do Twitter. O presidente-executivo da Tesla disse anteriormente que o Twitter não deve banir permanentemente seus usuários e que reverteria o banimento de Trump, suspenso por risco de incitação à violência após o tumulto no Capitólio dos EUA no ano passado.

Os tuítes de Musk vêm após ele ligar para várias organizações de direitos civis, incluindo Color of Change, a Liga Antidifamação e a NAACP na terça-feira.

Durante a ligação, Musk se comprometeu a defender as políticas de moderação de conteúdo do Twitter e a aplicação da integridade eleitoral, disse Rashad Robinson, presidente da organização Color of Change, em entrevista.

(Reportagem de Sheila Dang em Dallas)