(Reuters) – O Twitter disse nesta sexta-feira que restabeleceu o selo oficial dado a algumas contas, dias após removê-lo, enquanto vários usuários relataram que a nova opção de assinatura de 8 dólares para o ícone de verificação azul desapareceu.

A medida segue um aumento de contas falsas na plataforma depois que o novo chefe Elon Musk permitiu que os usuários pagassem 8 dólares pelo cobiçado selo azul que antes era reservado para contas verificadas de políticos, atores e outras personalidades importantes.

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Contas falsas de grandes marcas surgiram com selo de verificação azul, incluindo Tesla e SpaceX, de Musk, Eli Lilly, Nestlé e Lockheed Martin.

“Para combater a falsificação de identidade, adicionamos um rótulo oficial a algumas contas”, escreveu o Twitter. Na quarta-feira, Musk tuitou que havia “matado” o novo selo, poucas horas depois de lançá-la.

Enquanto isso, vários usuários disseram que a opção de se inscrever no Twitter Blue, o serviço de assinatura de 8 dólares que vem com verificação de carrapato azul, havia desaparecido.

O Twitter não respondeu a um pedido de comentário.

“Verificados com a API do Twitter (interface de programação de aplicativos) e a compra no aplicativo para o Twitter Blue Verified não está mais listada para produção”, disse a pesquisadora de aplicativos Jane Manchun Wong em um tuíte.

Musk havia dito no domingo que os usuários do Twitter que se engajassem em falsificação de identidade sem especificá-la claramente como uma conta de “paródia” seriam suspensos permanentemente sem aviso.

(Por Nivedita Balu e Shivani Tanna)

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