A pandemia causada pela Covid-19 afetou a economia global, mas não as gigantes de tecnologia. As chamadas “big techs”, ao contrário, registraram aumento de contratações e até de salários durante a pandemia.

Os cargos com as maiores remunerações, segundo levantamento feito pelo site Business Insider, são ligados a inovação e tecnologia. Empresas como Google, DoorDash, Amazon e Apple pagam salários altíssimos (em relação à média brasileira) a funcionários nos Estados Unidos.

+ Ciência e Tecnologia lança chamada pública de R$ 50 milhões para centros de inovação
+ De metaverso a DAO: guia para expressões de tecnologia de 2021

Já um estudo de julho deste ano da associação das indústrias de tecnologia CompTIA mostra que o setor registrou crescimento de contratações em 10 dos 12 meses entre junho de 2020 e junho de 2021.

Na primeira metade deste ano, as gigantes de tecnologia contrataram mais de 80 mil funcionários nos Estados Unidos. Apenas o Google contratou mais de 4 mil pessoas no segundo quadrimestre deste ano – no total foram 300 mil vagas de tecnologia abertas em junho, com foco para engenheiro de software, desenvolvedores de aplicativos, especialistas de TI, engenheiros, arquitetos e analistas de sistemas e especialistas em Inteligência Artificial (IA).

Veja os salários das “Big Techs”

Google
Rotulado frequentemente como uma das melhores empresas para trabalhar, o Google paga U$ 353 mil por ano a um engenheiro de software – o teto chega a US$ 650 mil anual ao vice presidente sênior de engenharia.

DoorDash
O serviço de delivery de comida expande-se rapidamente pelo mundo e busca atrair profissionais qualificados a sua equipe. Um engenheiro de software pode ganhar salário anual de U$ 250 mil; um gerente de projeto recebe U$ 240 mil por ano; e um diretor de vendas e operações é remunerado com U$ 265 mil por ano.

Amazon
Comandada pelo CEO Andy Jassy desde julho deste ano, a Amazon foi uma das empresas que mais contrataram durante a pandemia e segue líder de mercado em computação em nuvem. Segundo o Business Insider, o os funcionários mais bem pagos fazem até U$ 185 mil no ano.

Facebook/Meta
Diretores de engenharia da empresa fundada por Mark Zuckerberg ganham U$ 360 mil por ano. Já um diretor publicitário faz U$ 330 mil anualmente. Um analista de dados na Califórnia, por sua vez, pode ganhar entre U$ 130 e U$ 150 mil por ano, valor que diminui para U$ 128 mil à mesma função no Texas. Um engenheiro de software em Nova York recebe U$ 160 mil por ano.

Uber
A empresa de transporte oferece até U$ 200 mil por ano a engenheiros e U$ 150 mil por ano a cientistas de dados.