17/01/2022 - 17:17
A Uber vai encerrar as atividades de entrega do Uber Eats no Brasil em 7 de março. Por outro lado, a empresa acelera no País o Uber Shuttle para Empresas, de fretamento para funcionários de companhias nos trajetos de ida e volta ao trabalho.
São dois principais fatores para a parada no delivery para restaurantes. Um deles é a liderança do concorrido setor estar com grandes players, como iFood e Rappi, bem estruturados e com investimentos constantes em melhorias dos processos. A 99 Food também tem avançado em algumas capitais e em cidades do interior dos estados. O outro motivo é o avanço da legislação que reconhece direitos trabalhistas aos entregadores de refeições por aplicativo.
+ Home office chega ao fim, mas não para todo mundo. E o novo mantra tem nome: trabalho assíncrono
Em dezembro de 2020, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) entendeu, por maioria, pela existência de vínculo empregatício no exercício da função de motorista na plataforma de viagens da Uber. E, mais recentemente, foi sancionada a Lei nº 14.297/2022, que prevê o pagamento de assistência financeira pelas empresas de entrega por app se o trabalhador sofrer acidente no percurso ou testar positivo para a Covid-19. Com isso, a operação ficaria vulnerável e pesada para a empresa , em caso de muitas ocorrências. Depois do dia 7 de março, a Uber foca as entregas de compras em supermercados, conveniências, pet shops, floriculturas, lojas de bebidas e outros artigos pelo Cornershop by Uber, e as entregas de pacotes pelo Uber Flash.
Melhor do que operar a logística de milhares de pequenas entregas de pratos de comida é garantir contratos maiores com menos esforço. Assim, a companhia americana aposta no Uber Shuttle para Empresas, que já começou sua operação no Brasil. O primeiro contrato foi firmado com a Toyota, que utiliza o serviço no transporte de colaboradores entre São Paulo e Sorocaba, onde está localizada uma das fábricas da montadora. Os veículos disponibilizados – de vans a ônibus – acomodam entre 10 a 50 pessoas.
A tecnologia Uber está em todas as pontas do processo. As empresas gerenciam as viagens fretadas pelo app. Os funcionários reservam suas vagas e checam rotas e paradas disponíveis para o embarque e desembarque em tempo real também pelo aplicativo.
Nos três primeiros trimestres de 2021, a Uber registrou faturamento global de US$ 64,5 bilhões.