01/04/2014 - 20:17
O Pentágono pode enviar um navio de guerra ao Mar Negro e ampliar as manobras militares previstas para este verão na Europa, com o propósito de apoiar seus aliados no leste da Europa, preocupados com a intervenção russa na Crimeia.
“Entre as propostas está o envio de um navio americano ao Mar Negro”, revelou um funcionário que viajava com o secretário de Defesa, Chuck Hagel, rumo ao Havaí para a reunião da Asean.
Um destróier americano, o “USS Truxtun”, esteve no Mar Negro em meados de março para participar de exercícios com as Marinhas búlgara e romena, mas já abandonou a região.
Os militares analisam ainda como ampliar as manobras militares previstas para este verão na Europa, com uma Brigada da Divisão de Cavalaria, destacou o funcionário.
Uma delegação de oficiais do Exército viajará “em breve” à Europa para discutir isto com os países aliados.
Apesar de o objetivo de Washington ser a redução da tensão na fronteira entre Rússia e Ucrânia pelo caminho diplomático, Estados Unidos e Otan analisam uma série de medidas para dar garantias aos membros da Aliança Atlântica no leste da Europa.
Chuck Hagel se negou a confirmar se os Estados Unidos planejam enviar tropas de forma permanente ao leste da Europa. Atualmente, 67 mil militares americanos estão estacionados na região, a maioria na Alemanha.
ddl/lr