26/03/2022 - 10:45
O An-225 Mriya, considerado o maior avião do mundo, foi destruído durante os primeiros dias do conflito entre Rússia e Ucrânia. O avião comercial estava em um hangar no aeroporto de Gostomel, próximo à capital Kiev. Agora, a companhia aérea de carga ucraniana Antonov quer restaurá-lo, mas precisa de fundos.
Ainda não se sabe se o avião foi danificado ou totalmente destruído no ataque. De acordo o The Aviationist, imagens de satélite mostraram o hangar apenas danificado e ao menos um pedaço da cauda da aeronave ainda intacta.
+ Imprensa mostra imagens do Antonov 225-Mriya destruído; confira
A página oficial do Antonov no Facebook postou uma mensagem dirigida à “Comunidade de Aviação Internacional e a todas as pessoas cuidadosas do mundo civilizado” pedindo ajuda para reconstruir a aeronave.
“Em fevereiro de 2022 aconteceu um desastre. Durante a agressão contra a Ucrânia, o avião An-225 Mriya foi destruído. Infelizmente, em um momento difícil para a Ucrânia, faltam fundos para reconstruí-lo. Propomos estabelecer o Fundo Internacional para a reconstrução da aeronave”, diz a carta. A carta segue fornecendo dados bancários que podem ser usados para financiar as obras de restauração.
A carta, assinada pelo CEO da Antonov, Sergii Bychkov, não especifica quanto dinheiro a empresa precisa para reconstruir a aeronave, se os restos da aeronave já foram protegidos ou movidos, quanto da estrutura sobreviveu ou outras informações.