BRUXELAS (Reuters) – A Apple terá que substituir os carregadores de seus iPhones na União Europeia (UE) a partir de 2024 para cumprir as novas regras que introduzem uma única entrada de carregamento para a maioria dos dispositivos eletrônicos.

A decisão do Parlamento Europeu aprovada nesta terça-feira definiu novas regras que introduzirão na UE uma única porta de carregamento de bateria de celulares, tablets e câmeras até 2024, novidade que deve afetar a Apple mais do que seus rivais.

CEO da Apple recusa metaverso e diz que pessoas não sabem o que seja

A votação confirma acordo anterior entre instituições da UE e tornará padrão dos países do bloco os conectores USB-C usados ​​por dispositivos Android, forçando a Apple mudar seus aparelhos.

Entre os grandes fornecedores de dispositivos eletrônicos para clientes europeus, espera-se que a Apple esteja entre as empresas mais afetadas. Analistas, porém, também esperam um possível impacto positivo, pois pode incentivar usuários de aparelhos Apple a comprarem modelos mais recentes da empresa, trocando os dispositivos que sequer possuem entrada USB-C.

Os parlamentares europeus apoiaram a medida com ampla maioria: 602 votos a favor e 13 contra. A Comissão Europeia estima que o carregador de bateria com um único padrão economizará cerca de 250 milhões de euros aos consumidores.

No total, 13 categorias de dispositivos eletrônicos terão que se adaptar até o outono de 2024.

No Brasil, A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) seguiu a discussão europeia e abriu uma consulta pública entre junho e agosto para proposta de padronização de carregadores de celulares com padrão USB-C.

(Por Francesco Guarascio; reportagem adicional de Paula Arend Laier)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI930S9-BASEIMAGE