A Comissão Europeia apresentou nesta segunda-feira um pacote de ajuda de 500 milhões de euros para responder à crise dos setores de leite e gado nos países da União Europeia (UE).

“Reconhecendo as dificuldades que nossos produtores enfrentam, a Comissão apresenta um pacote de ajuda de 500 milhões de euros”, informou aos ministros da Agricultura da União Europeia reunidos em Bruxelas o vice-presidente da Comissão, Jyrki Katainen.

A principal federação europeia do setor, a Copa-Cogeca, considerou esta proposta “insuficiente”.

As medidas, apresentadas aos ministros da Agricultura reunidos de modo extraordinário em Bruxelas, sitiada literalmente por 1.400 tratores e 6.000 manifestantes, devem se dar em três níveis: resolver os problemas de caixa dos agricultures, estabilizar os mercados de laticínios e carne de porco, e tratar o funcionamento da rede de abastecimento.

“A Comissão descarta aumentar o preço de intervenção”, disse a ministra da Agricultura espanhola, Isabel García Tejerina, ao fim da reunião.

A ministra afirmou ao Executivo comunitário que não descarta estabelecer “uma nova medida de intervenção de mercado, que ainda tem que ser definida e é baseada no armazenamento privado”.

“É uma nova modalidade que tem que definir”, acrescentou considerando que a proposta da Comissão responde ao pedido feito por Espanha, França, Itália e Portugal.

O ministro francês, Stéphane Le Foll, foi mais direto: “A Comissão está totalmente decidida a levar adiante a ideia de um armazenamento privado em vez de aumentar o preço de intervenção”.

Os ministros voltarão a reunir-se na próxima terça-feira e esperam que a Comissão detalhe sua proposta, que não convenceu os agricultores.

Esta ajuda se soma a de 220 milhões de euros que a Comissão liberou no último ano.

Os agricultores europeus foram afetados pelo embargo decretado por Moscou em retaliação às sanções impostas no contexto do conflito com a Ucrânia. O mercado russo era responsável por 10% das exportações agrícolas da UE.

A superprodução de leite e a queda da demanda chinesa também afetaram gravemente o setor, derrubando os preços.

bur-pa/lmm./cc