14/09/2010 - 2:24
A fabricante de brinquedos Lego não tem a exclusividade sobre a venda das famosas peças de plástico para os jogos de construção, confirmou nesta terça-feira a justiça europeia, que rejeitou assim um recurso apresentado pelo grupo dinamarquês.
O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) ratificou assim a sentença emitida por seu órgão de primeira instância em novembro de 2008.
A Lego havia solicitado em 1996 o registro como marca comunitária da peça de plástico vermelha que serve de base para seus brinquedos de construção, em uma tentativa de impedir os concorrentes de comercializar produtos similares na UE.
O pedido foi aprovado por um organismo europeu em 1999, mas a grande rival da Lego, a canadense Ritvik, atualmente Mega Blocks, recorreu de maneira imediata.
A Ritvik conseguiu em 2004 a anulação do registro da peça de Lego como marca comunitária, o que provocou uma nova ação da empresa dinamarquesa.
soe-app/fp