A União das Associações Europeias de Futebol (Uefa) anunciou nesta quinta-feira a abertura de um procedimento disciplinar pelas “declarações inapropriadas” do treinador José Mourinho (Real Madrid) feitas na quarta-feira após a derrota de sua equipe por 2-0 em casa para o Barcelona.

O resultado complica muito o Real nas semifinais da Liga dos Campeões, depois de uma partida em que Mourinho foi expulso por seu comportamento intempestivo.

A ira de Mourinho foi manifestada depois do jogo, durante a entrevista coletiva à imprensa, quando criticou duramente a atuação do árbitro.

O português insinuou de maneira evidente um favorecimento do Barcelona.

“Não sei se é a publicidade da Unicef (que exibe sua marca na camisa do Barça), não sei se são as amizades de Villar (presidente da Federação Espanhola de Futebol) na Uefa, da qual é vice-presidente, não sei se é porque são muito simpáticos, mas eles conseguiram este poder (a ajuda do árbitro)”, disse.

O treinador do Real Madrid foi ainda mais longe e atacou seu colega do Barcelona, Josep Guardiola.

“Josep Guardiola é um técnico de futebol fantástico, mas conquistou uma Champions (em 2009) que eu teria vergonha de ganhar com o escândalo de Stamford Bridge. E este ano, se vencer, será com o escândalo do Bernabéu”, afirmou.

pgr/dm