A Volkswagen produzirá o último Fusca nesta quarta-feira (10), colocando um ponto final em uma história de mais de 80 anos e que revolucionou a indústria automotiva mundial. A unidade derradeira será montada em uma fábrica na cidade de Puebla, no México, a única que ainda mantinha o icônico Beetle em sua linha de produção, em meio a celebrações ao encerramento do mais popular modelo desde a invenção do automóvel.

O fim da produção do Fusca foi anunciado em setembro do ano passado em meio as mudanças na estratégia de mercado da empresa alemã. Influenciada pelas transformações culturais, a montadora deverá ampliar os investimentos nos veículos elétricos e em carros para famílias.

Mais do que um carro, o Fusca se transformou em um ícone da cultura popular ao longo do último século. A história do modelo remete a década de 1930, na Alemanha nazista. O ditador Adolf Hitler encomendou a Ferdinand Porsche “o carro do povo” – Volkswagen em alemão. A série foi um sucesso na época, mas precisou ser interrompida durante a Segunda Guerra Mundial.

O modelo entrou em produção em massa após o conflito, e estreou na América do Norte em 1949. Em duas décadas, tornou-se um dos veículos mais vendidos no mundo. A consolidação do sucesso veio em 1968, com o lançamento da série de filmes Herbie. Estima-se que mais de 21 milhões de unidades tenham sido vendidas ao longo da história.

“É impossível imaginar onde a Volkswagen estaria sem o Fusca”, disse o presidente e CEO da Volkswagen na América, Scott Keogh, em comunicado. “Embora tenha chegado a hora, o papel que ele desempenhou na evolução de nossa marca fará que seja amado para sempre”.

A fabricação do Fusca na cidade de Puebla dará lugar à montagem de um novo SUV compacto destinado aos Estados Unidos, afirmou a Volkswagen, sem dar mais detalhes sobre o novo projeto. O último Fusca a sair da linha de montagem será exibido em um museu da Volkswagen na cidade mexicana, informou a empresa.