Uma ultramaratonista escocesa foi desclassificada de uma corrida depois de usar um carro durante parte do percurso da maratona antes de levar para casa o troféu de terceiro lugar. Joasia Zakrzewski reconheceu que cometeu um “erro enorme” ao aceitar o troféu durante a corrida GB Ultras Manchester a Liverpool de 80 km no dia 7 de abril.

A corredora recordista disse à imprensa que estava se sentindo dolorida e começou a mancar quando viu uma amiga ao lado do percurso que se ofereceu para lhe dar uma carona.

+ Australiana corre 200 maratonas em um ano para conscientizar sobre escassez mundial de água

A mulher de 47 anos pretendia ir até o próximo posto de controle para dizer aos fiscais que estava saindo da corrida – mas após o passeio de carro de 4 km os oficiais a encorajaram a continuar.

“Quando cheguei ao posto de controle, disse a eles que estava saindo e que estava no carro, e eles disseram: ‘Você vai se odiar se parar’”, disse Zakrzewski.

“Concordei em continuar de forma não competitiva”, acrescentou. “Certifiquei-me de não ultrapassar a corredora da frente quando a vi, pois não queria interferir em sua corrida.”

A corredora, que voou na noite anterior da Austrália, onde agora mora, foi premiada com uma medalha e um troféu de madeira de terceiro lugar após cruzar a linha de chegada.

“Cometi um grande erro ao aceitar o troféu e deveria tê-lo devolvido”, disse Zakrzewski. “Eu estava cansado, com jetlag e me senti mal.”

“Eu levanto minhas mãos, eu deveria tê-las devolvido e não ter tirado fotos, mas eu estava me sentindo mal e distraída e sem pensar com clareza”, acrescentou ela.

Wayne Drinkwater, diretor da corrida GB Ultras, disse que o grupo recebeu informações após a corrida sobre um corredor que ganhou uma “vantagem competitiva antidesportiva durante uma seção do evento”.

“Após o evento, não houve nenhuma tentativa de Joasia de nos informar sobre o que havia acontecido e nos dar a oportunidade de corrigir os resultados ou devolver o troféu de terceiro lugar durante os sete dias subsequentes”, disse Drinkwater.

Em nenhum momento os organizadores da corrida foram notificados de que ela havia parado de correr competitivamente, disse Drinkwater.

“Nenhum da nossa equipe de eventos em questão, com declarações escritas para confirmar isso, sabia que Joasia teve transporte de veículo em qualquer momento durante a corrida até recebermos informações após a corrida de outro competidor”, disse ele. “Se tivéssemos sido informados durante a corrida, a desclassificação da corrida teria sido imediata naquele momento.”

O troféu do terceiro lugar já foi concedido a Mel Sykes.

Zakrzewski pediu desculpas ao novo vencedor, dizendo: “Sou um idiota e quero me desculpar com Mel. Não foi mal-intencionado, foi falha de comunicação.”

Mais tarde, ela acrescentou: “Mel não conseguiu a glória no final e sinto muito que ela não tenha conseguido isso.”

Zakrzewski estabeleceu vários recordes de corrida, incluindo o recorde escocês de 24 horas, o britânico 200k e o recorde escocês de 100 milhas.