19/11/2008 - 8:00
É NOTÓRIO QUE ALGUNS proprietários de carros superesportivos gastam pequenas fortunas para embelezar suas máquinas com acessórios internos e externos. Um aerofólio aqui, o sistema de som mais badalado ali, uma tela sensível ao toque acolá. Mas uma empresa americana fez tudo isso parecer piada. Uma piada, é verdade, que pode soar como brincadeira de mau gosto. A Asanti, fabricante de rodas para carro, criou um conjunto com quatro unidades que custa R$ 8,3 milhões. Você entendeu direito: são R$ 8,3 milhões. Só para efeito de comparação, com esse dinheiro daria para comprar seis modelos da Ferrari F430-F1, 362 Fiat Uno ou, para quem vê a tal roda como uma jóia, 1.040 solitários da Tiffany. Ninguém seria capaz de gastar tanto dinheiro com isso, correto? Errado. “Os rappers P. Diddy e 50 Cent têm rodas como essa”, diz Willy Leandrini, dono da Leandrini, empresa especializada em acessórios para carros e que vende essa roda no Brasil. Apenas sob encomenda, é bom frisar. Afinal, só o seguro para trazê-la ao País para uma simples apresentação custaria mais de R$ 1 milhão. A fabricante das rodas explica o preço exorbitante pelos materiais usados na produção da peça. São 26,1 mil diamantes, 1,2 mil rubis e detalhes em ouro. O difícil, contudo, é sair na rua e não se preocupar com as pedras cravejadas. “Quem tem uma roda dessa nem sai na rua”, explica Leandrini, cuja empresa, uma das mais renomadas do setor, é especializada em atender donos de Ferrari, Porsche e Lamborghini. “É mais para dizer que tem.” Por enquanto, ele ainda não vendeu esse exemplar para nenhum cliente brasileiro. “Mas já vendi conjuntos de rodas que custam R$ 320 mil”, diz ele. O psicanalista Jorge Forbes, profissional que estuda o comportamento de compra das pessoas, define o comprador dessa roda de R$ 8,3 milhões de uma forma peculiar. “É bem possível que tenham ganhado dinheiro rapidamente. E seguem o modelo dos vencedores de loteria que perdem o dinheiro rapidamente.”