16/09/2009 - 7:00
Em 1825, três anos após a morte de Napoleão Bonaparte, os viticultores da casa francesa Perrier Jöuet produziram uma seleção de uvas pinot noir, chardonnay e pinot meunier que deu origem a um champanhe único no mundo. Durante 184 anos, essa garrafa esteve guardada, o que lhe garantiu um lugar no Guinness como champanhe mais antigo da história. Em março de 2009, a maison decidiu abrir a relíquia diante de um grupo seleto de especialistas. Eles se deliciaram. Passados dois séculos, algumas das bolhas ainda se encontravam no líquido e foi possível apreciar suaves sabores de caramelo e trufas. A aprovação final veio do sueco Richard Jujlin, considerado o maior crítico da Europa. “O estilo inconfudível da casa se manteve nesses anos todos”, afirmou Jujlin. Após a degustação, todos os participantes concordaram num ponto: a Perrier Jöuet merecia o título de grife mais exclusiva de champanhe do mundo.
Por isso mesmo, chama a atenção o novo foco de negócios da marca. Em vez de apostar nos mercados de espumantes mais tradicionais, como França e Estados Unidos, a empresa vai direcionar seus investimentos para o Brasil. “Estamos crescendo principalmente em três países: no Brasil, na Austrália e no Japão”, disse à DINHEIRO Fabien Gay, diretor da Perrier Jöuet para as Américas e Europa Ocidental. Ele admite: “Isso é uma grande surpresa.” É fácil de entender a lógica da Perrier Jöuet. Em 2008, as vendas de champanhe caíram pela primeira vez em dez anos.
Na França, berço dos espumantes, a retração foi de 4,2%. No Reino Unido, de 4%. Enquanto isso, o mercado brasileiro dobrou de tamanho nos últimos cinco anos. Na semana passada, Gay esteve no Brasil para estudar o setor no País e desenhar a estratégia que será adotada nos próximos meses. “O primeiro passo será ampliar nossos pontos de venda”, diz Gay. Hoje, a Perrier Jöuet é vendida apenas em algumas casas de luxo, mas a ideia é ampliar radicalmente essa exposição.
Tudo para fazer com que os brasileiros se tornem, como os franceses, amantes de rótulos de qualidade.