14/03/2012 - 21:00
Cerca de dois bilhões de pessoas têm acesso à internet mundo afora. É muita gente, sem dúvida. Tão ou mais impressionante que isso são os números relacionados ao uso da rede em um só dia. Confira mais no infográfico:
Peixe Latino-americano
Pioneiro das compras coletivas no Brasil, o Peixe Urbano comprou o espanhol Groupalia, presente em seis países da América Latina. Os valores não foram divulgados. A start-up presidida por Julio Vasconcellos assumirá as operações da Groupalia no Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia e Peru – a empresa brasileira não atuava nesses dois últimos mercados. Trata-se da segunda aquisição do Peixe Urbano neste ano. Há apenas um mês, adquiriu o serviço de reservas em restaurante e bares Zuppa. “Com a compra do Groupalia, chegamos a mais de 20 milhões de usuários cadastrados na região”, diz Vasconcellos.
O banco do Facebook
O Bradesco é o primeiro banco brasileiro a lançar um aplicativo que permite aos seus correntistas acessar sua conta por meio do Facebook. Enquanto navegam pelas páginas da rede social, os internautas poderão acompanhar o saldo de suas contas, investimentos e limites de crédito – só não terão a possibilidade de fazer transações. O banco afirma que os dados dos clientes não correm o risco de ser acessados por terceiros, pois o sistema utilizado é o mesmo do Internet Banking.
Corrida pelo 4G
O tão aguardado leilão da banda larga 4G será realizado em maio. Confirmado pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante a CeBIT, feira de tecnologia realizada na Alemanha na semana passada, o evento vai deflagrar a corrida por essa nova tecnologia no País. A banda larga móvel 4G é mais veloz e permite maior tráfego de dados que a tecnologia atual, a 3G. A decisão de Dilma de instalar esse tipo de rede contraria as operadoras de telefonia, que querem um tempo maior para recuperar os altos investimentos feitos na ampliação do 3G. Os fabricantes de celulares, por sua vez, desejam a quarta geração porque vislumbram ganhos maiores com as vendas de aparelhos mais possantes.
Demissões no Yahoo!
O novo presidente-executivo do Yahoo, Scott Thompson, estaria preparando uma significativa reestruturação da empresa, o que inclui a dispensa de centenas de funcionários, segundo blogs e sites especializados internacionais. Desde janeiro no cargo, Thompson afirmou recentemente que “precisamos inovar e romper com padrões antigos, e não focar apenas onde sempre estivemos”. Trata-se de uma clara referência ao negócio de publicidade da companhia, que perdeu a liderança nos EUA para o Facebook no ano passado.
Colaborou: Bruno Galo