21/05/2010 - 6:00
A instituição financeira americana venderá sua participação no banco comandado por Roberto Setubal. Serão negociadas 8,4% de ações preferenciais e 2,5% de ações ordinárias, o que poderá render cerca de R$ 8 bilhões. Desde maio de 2006, quando vendeu os ativos do Boston para o Itaú, até a quinta-feira 20, a valorização dos papéis foi de 181% para a ação PN e de 63% para a ON.
O BofA leva um fabuloso lucro. A holding Itausa ficará com as ações ordinárias. As ações preferenciais serão oferecidas em oferta secundária, o que tende a criar uma pressão de queda no valor do papel. ?Esse efeito genérico acontece em toda oferta, secundária ou primária. Investidores ?batem? na ação para comprar com preço menor?, diz João Augusto Salles, da Lopes Filho.
Isso significa que o Itaú Unibanco poderá sofrer nas próximas semanas, mas não será nenhum efeito operacional. E, como os fundamentos estão ótimos, pode se abrir uma oportunidade de compra da ação. O ruim dessa história é que a soma desse acontecimento isolado com as capitalizações da Petrobras e do Banco do Brasil, que vão diluir a participação dos minoritários, continuará fazendo a bolsa andar de lado.
Roberto Setubal, presidente do Itáu Unibanco
Destaque no pregão
A farra da Friboi
A JBS-Friboi divulgou um balanço robusto no primeiro trimestre. Na comparação com o mesmo período de 2009, a receita líquida aumentou 35,4%, o ebitda (lucro antes dos impostos, amortizações e depreciação) subiu 307,5% e o prejuízo de R$ 322,7 milhões virou lucro de R$ 99,4 milhões. Mas a melhor notícia para os sócios, como José Batista Júnior, é que a integração com a brasileira Bertin e a americana Pilgrim?s Pride ainda está no começo. Em sinergia, a Bertin pode gerar uma economia de R$ 500 milhões ao ano e a Pilgrim?s, de R$ 220 milhões. A logística já foi incorporada e está fora dessa conta.
Palavra de analista
A JBS-Friboi deu um salto de diversificação. Há nove anos, a companhia era 100% dependente da carne bovina. No último balanço divulgado, a companhia diminuiu essa participação para 52%. Ganharam espaço as carnes de frango, suíno e processados. Entretanto, há dois pontos de conflito. ?A empresa não conseguiu diminuir seu endividamento e adiou a abertura da JBS USA para o próximo ano?, destacou Rafael Burquim, da Planner, em relatório.
Celulose
Fibria melhora governança
A Fibria promoveu um salto no seu nível de governança corporativa. A empresa formada pela fusão de Aracruz e Votorantim Celulose e Papel ingressou no Novo Mercado da BM&FBovespa na quinta-feira 20. No dia anterior, o presidente Carlos Aguiar anunciou o lucro líquido no primeiro trimestre de R$ 29 milhões, 26% maior que o registrado no mesmo período de 2009. O índice de eficiência, que mede o equilíbrio entre receitas e despesas, subiu de 36,6% para 48,7% em 12 meses. A alegria só não foi completa porque a ação despencou 2,7% no pregão de estreia.
Quem vem lá
Quem quer falar da OPA?
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) manteve aberta a consulta pública sobre a Oferta Pública de Ações (OPA). A equipe da presidente Maria Helena Santana quer aprimorar a divulgação de informações, como a posição das ações dos participantes da oferta. A proposta da CVM é diminuir de 5% para 2,5% o mínimo obrigatório de ações que devem se tornar públicas em poder de uma pessoa. Este é um ponto controverso, porque o mercado brasileiro não é tão disperso e alguns investidores institucionais consideram essa informação estratégica. Além disso, a CVM busca uma participação mais ativa do conselho de administração, que deve se manifestar a favor ou contra a OPA. E o ofertante deverá publicar um anúncio com a intenção ou não de realizar a OPA. As sugestões vão até 9 de julho.
Educação financeira
Qual a diferença em comprar ações pela corretora A ou pela B? O custo de corretagem. É óbvio, mas nem sempre isso é observado. ?O custo pode representar uma porcentagem significativa de uma operação?, destaca Marcelo Piazza no livro Bem-vindo à Bolsa de Valores, (Ed. Saraiva).
Touro x urso
O Ibovespa emendou seis quedas seguidas até o pregão da quinta-feira 20, voltou para os 58.192 pontos e renovou o patamar mínimo alcançado nos últimos oito meses. Não bastassem os constantes temores em relação à Zona do Euro, a situação sobre o emprego nos Estados Unidos fez os agentes dos mercados tremerem ainda mais nas bases. O momento é, mais do que nunca, de cautela e observação. A segunda prévia do Produto Interno Bruto (PIB) americano do primeiro trimestre sai na quinta-feira 27, dois dias depois do resultado da confiança do consumidor em maio (25). Dados de renda e gastos pessoais do americano serão conhecidos na sexta 28. Na Europa, dados do PIB na Alemanha e no Reino Unido concentram as atenções também no dia 25.
Vedetes da semana
Micos da semana
As 10 mais do Ibovespa
Desempenho das empresas por setor de atividade econômica
Termômetro do mercado
Bolsa no mundo
Personagem
O navio vai zarpar
Mauro Dias, presidente e diretor de RI da Log-In
A Log-In Logística coloca em operação, na quinta-feira 27, o Log-In Jacarandá, primeiro de uma encomenda de sete novas embarcações do estaleiro carioca Eisa. Com capacidade completa, cada uma poderia retirar das estradas brasileiras cerca de 2.800 caminhões. O presidente e diretor de RI da companhia, Mauro Dias, falou com a DINHEIRO sobre os investimentos na construção de navios e em terminais portuários que devem somar R$ 1 bilhão até 2013.
DINHEIRO ? O plano de investimentos vai beneficiar a companhia?
Mauro Dias ? Estamos numa fase de investimentos ainda muito forte. A capacidade de transporte vai crescer pelo menos 50%. Operamos no transporte de contêineres com quatro navios, vamos entrar com mais um agora.
DINHEIRO ? Como o sr. avalia o transporte de cargas no Brasil?
DIAS ? Cerca de 85% do transporte de longa distância é feito por caminhões e a navegação costeira tem um mercado de 15%. Mesmo com a crise, a navegação de cabotagem cresceu no ano passado. No primeiro trimestre do ano, nosso volume de navegação costeira cresceu 35% em relação ao mesmo período do ano passado. Temos espaço para crescer e o mercado responde.
DINHEIRO ? O crescimento do mercado interno tende a beneficiar o mercado de cabotagem?
DIAS ? O nosso plano de investimentos está voltado para o mercado interno. Nossos contêineres fazem transporte entre regiões brasileiras de mercadorias que vão de bebidas e alimentos a linha branca e resinas plásticas. É uma grande variedade de produtos. Com o aumento do consumo e os novos investimentos, vamos migrando para novas regiões.
DINHEIRO ? Qual é a importância de investir em portos?
DIAS ? Para funcionar no Brasil, a cabotagem precisa de portos eficientes. Os investimentos em portos são estratégicos e é por isso que estamos envolvidos. Estamos trabalhando em um novo terminal portuário em Manaus junto com a Braskem e a Ultrapar. Também estamos estudando a eventual concessão do porto de Araçu, na região de Salvador (BA).
DINHEIRO ? Como atrair o investidor para uma companhia que não tem pares semelhantes no mercado de ações?
DIAS ? Somos uma empresa do Novo Mercado, que precisa manter os padrões de governança. Procuramos ter ao máximo as portas abertas para o investidor. Entendemos que o mercado tenha dificuldade de compreender o negócio, que é novo. E o investidor muitas vezes não tem outra empresa para comparar a performance. Temos procurado dar as informações que julgamos relevantes para o investidor entender os motores de crescimento. É um trabalho que não termina nunca. Sempre fomos muito bem avaliados.
Pelo mundo
Ano deve ser mais lucrativo para GE
O presidente da General Electric, Jeff Immelt, informou na quarta-feira 19 que o grupo deve voltar a ter crescimento no lucro em 2010. Para este ano, também estuda a possibilidade de aumentar os dividendos. No segundo semestre, a companhia aguarda encomendas maiores. No dia do anúncio, as ações listadas na Nyse subiram 0,17%.
SEC quer botão antipânico
A SEC, xerife do mercado americano, apresentou na terça-feira 18 proposta de suspensão, por cinco minutos, da negociação de ações cuja queda supere mais de 10%. A ideia é evitar situação parecida com a que afetou Wall Street em 6 de maio, dia em que o índice Dow Jones Industrial chegou a cair 9% durante o pregão. Caso aceita, a medida entrará em fase de testes até 10 de dezembro.
Prejuízo da Air France-KLM
A Air France-KLM obteve prejuízo líquido de E 1,55 bilhão no ano fiscal encerrado em 31 de março. ?A crise econômica teve impacto profundo na indústria aérea?, comentou o presidente da empresa, Pierre-Henri Gourgeon. Na quarta-feira 19, dia da divulgação do balanço, as ações recuaram 4,76% na bolsa de Londres.