04/07/2012 - 21:00
Se você é um daqueles que não sai de Paris sem uma sacola de compras da Ladurée, pode comemorar. A tradicional marca francesa de macarons, uma iguaria doce criada na época renascentista, muito apreciada pela aristocracia da época, acaba de aterrissar no Brasil, com uma loja no novo shopping de luxo de São Paulo, o JK Iguatemi, na capital paulista. “Não foi nem preciso uma pesquisa de mercado”, afirma a arquiteta Marina Torre Lobo, sócia da franquia Ladurée. “Todo mundo sabe que o mercado nacional está aceitando muito bem a chegada das grifes estrangeiras.” Ao lado dela na empreitada estão Samy Sass, proprietário do badalado Sass Café, em Mônaco, e sua mulher, a ex-modelo Bruna Magagna.
Estreia no Brasil: (da esq. para a dir.) Bruna, Samy e Marina inauguram
a primeira loja Ladurée brasileira no shopping JK Iguatemi, em São Paulo.
Os três são responsáveis por trazer a marca para o Brasil e ainda planejam outras inaugurações, ainda em 2012. Desta vez numa loja de rua na requintada região dos Jardins. Para os três próximos anos, o plano é abrir mais três unidades em São Paulo e expandir a Ladurée para o Rio de Janeiro e Brasília. A Ladurée nasceu em 1862 e, embora a França ainda seja o centro de seus negócios (são 18 pontos de venda em seu país de origem), começa a se internacionalizar, cada vez mais, pelos quatro cantos do planeta. Hoje, são 28 unidades em todo o mundo e mais de 15 mil macarons vendidos por dia.
“A Ladurée soube manter a experiência da marca depois de todos esses anos”, diz Carolina Barruffini, diretora de negócios da consultoria GadLippincott. “Não é apenas a qualidade do doce, mas é estar naquelas lojas que remetem aos salões de chá parisienses, é o cuidado com a embalagem.” No Brasil, a história ainda é recente. Começou há quatro anos, com Samy e Bruna sonhando com a abertura de uma franquia da Ladurée no País. Mas foi apenas em 2010, quando os dois conheceram Marina, que os planos começaram a engrenar. “Por coincidência eu estava carregando uma sacolinha da Ladurée”, diz Bruna.
A Ladurée, tradicional marca francesa de macarons, chega ao País
pelas mãos de três empresários brasileiros.
Depois de algumas dificuldades, como a construção da loja, cujo material foi todo importado da França, e o atraso de dois meses na abertura do JK Iguatemi, a primeira Ladurée no Brasil, finalmente, abriu as portas. “Ninguém via a hora de a butique ser inaugurada”, diz Bruna. Não é apenas o design que vem direto da França. Os doces – que vão dos tradicionais macarons dos mais variados sabores, passando por geleias, balas e chocolates – também são importados. “Tudo é fabricado por lá e exportado para todas as unidades da marca em todo o mundo”, afirma Marina. Outra novidade: para celebrar os 150 anos da Ladurée, estilistas famosos – como Christian Louboutin e John Galliano – criaram embalagens especiais para a marca. Para Carolina, tem tudo para dar certo.