Depois de investir R$ 450 milhões na ampliação do cais, o terminal de contêineres da Santos Brasil inaugurou uma nova fase para a infraestrutura brasileira na semana passada.

Na segunda-feira (24), o terminal de Santos (SP) recebeu a maior embarcação da história do transporte marítimo do País. Com 347 metros de comprimento, o navio equivale a nove estátuas do cristo redentor e exigiu uma operação especial envolvendo a Marinha, a Praticagem e a Santos Port Authority.

A Santos Brasil é a primeira companhia na América do Sul capaz de receber simultaneamente três navios com esse porte. No total estão previstos investimentos de R$ 1,5 bilhão até 2031 no terminal.

Segundo Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da companhia, os investimentos vão garantir que o Porto de Santos fique à frente da demanda. “Nos antecipamos às necessidades do porto em função do crescimento do tamanho dos navios, da consignação e dos picos de demanda previstos”, afirmou o executivo.

“Trabalhamos para que exportadores, importadores e armadores tenham assegurados o espaço para suas cargas, com um elevado nível de serviço no porto mais importante do País.” Desde sua fundação, há 25 anos, a Santos Brasil investiu mais de R$ 9 bilhões em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia.

(Nota publicada na edição 1297 da Revista Dinheiro)