O armário vai ficar? O aquecimento é central? Tem carpete? Estas são algumas das perguntas freqüentes feitas pelos interessados aos proprietários dos imóveis, na hora de fechar um contrato. Correção: são as indagações que faziam, no passado. Um executivo inglês, com uma criativa tacada de marketing, mudou os conceitos de venda na pequena cidade de Durham, a 15 minutos de Newcastle, na Inglaterra. Michael Odysseas, de 38 anos, diretor da empresa de telecomunicações Odyssey Systems, fez o que ninguém imaginaria para vender a residência onde mora. ?Quem comprar a casa leva a minha Ferrari de graça?, disse à DINHEIRO sem nem uma ponta de dúvida. O imóvel custa 367 mil libras, o equivalente a US$ 655 mil, e a Ferrari, um modelo 355 F1, fabricado em 1998, com 24 mil quilômetros, vale 70 mil libras, ou US$ 125 mil. ?Dizem que sou doido, mas estou determinado a vendê-la?. Pode até soar insano, descabido, mas se justifica pela dificuldade em negociar o empreendimento. ?Há vários imóveis como o meu na região?, diz ele. ?Dar a Ferrari traz publicidade e pode fazer a diferença?.

Se era publicidade o que o executivo procurava, ele conseguiu. A notícia se espalhou como rastro de pólvora e já há gente na fila. ?Essa idéia foi maluca?, diz Sérgio Prandini, presidente da Maestro, agência especializada em promoções e marketing imobiliário. ?Mostra, contudo, a necessidade do varejo de buscar a diferenciação?, explica Prandini. Foi justamente isso que Odysseas fez. Além de dar a Ferrari, ele preparou um site (www.houseandferrari.co.uk) com todas as características da casa de três andares e quatro quartos, do carro e montou até um itinerário mostrando a distância do imóvel das cidades mais próximas até Londres. Odysseas explica que pretende se desfazer da casa e do portentoso automóvel, sonho de consumo de nove entre dez homens, porque trabalha a mais de uma hora de sua residência. ?Estou cansado de dirigir tanto?, diz Odysseas. ?Quero morar próximo ao trabalho?. Até mesmo quem tem uma Ferrari na garagem quer se ver livre do trânsito.