19/07/2006 - 7:00
O que dizer de uma marca de sapatos que, nos anos 80, saltou para a fama ao criar um par formado por estampas diferentes em cada pé? ?É independente, autêntica e não segue tendências.? A avaliação é de Costanza Pascolato, uma das mais celebradas consultoras de moda do Brasil. A marca em questão é a espanhola Camper, uma grife fundada em Barcelona há mais de 30 anos, com 80 lojas espalhadas em 45 países e que apresenta um faturamento estimado em mais de US$ 180 milhões. Venerada por celebridades como as atrizes americanas Julia Roberts e Jennifer Aniston, a marca catalã acaba de desembarcar no País. Localizada no shopping paulistano Iguatemi, a decoração segue padrões ecologicamente corretos ao usar madeira reciclada, corda e papelão. ?É um produto que tem filosofia moderna?, diz Sarah Chofakian, a representante da marca no Brasil. ?Não há concorrentes à altura no mercado brasileiro.? Ainda que seja quase um elogio de mãe para filho, é um veredicto de respeito, pois Sarah é figura carimbada nesse segmento.
US$ 180 milhões: é quanto a companhia fatura com as 80 lojas em 45 países
Dona de uma marca de sapatos que leva o próprio nome, ela tem três lojas cujas vendas atingem 1,5 mil pares por mês. No caso da Camper, as previsões são mais conservadoras. No início, a previsão é vender 350 pares por mês. Pares, é bom salientar, que podem custar até R$ 855. ?O mais importante é fazer o consumidor se identificar com a personalidade da marca?, diz Sarah, que comandará a loja ao lado do filho Luiz Benine Netto. A convicção nessa estratégia é tão forte que a Camper ergueu um hotel e um restaurante, em Barcelona, que seguem todos os conceitos da grife. O hotel foi projetado para afastar o hóspede da agitação da cidade e o restaurante oferece pratos balanceados para ressaltar as qualidades de bem-estar. É uma maneira de agradar aos clientes, posicionar a marca e estar um passo à frente no imaginário dos consumidores.