26/01/2011 - 21:00
Desde março de 2010, com a campanha Danoninho para Plantar, quem compra o iogurte leva para casa sementes de pitangueiras, jequitibás e paineiras. O site da promoção bateu recorde com três milhões de pageviews em oito meses e as vendas de Danoninho cresceram 24% no período. Lozano quer dobrar o tamanho da empresa até 2012 e aposta no aumento da demanda. Enquanto em Portugal o consumo per capita é de 25 quilos de iogurte por ano, no Brasil não passa de 6,4 quilos. “Nossa principal ferramenta é a comunicação. Somos o 12º maior anunciante do País”, disse Lozano à Mídia & Cia.
Promoção
Prato feito
A rede de restaurantes Spoleto está investindo R$ 800 mil em nova ação promocional. Vai distribuir 185 mil copos estilizados para quem pedir o novo lançamento da casa – frango com espinafre e ricota. A meta é elevar as vendas em 7% entre janeiro e fevereiro. São cinco desenhos diferentes. Os 230 restaurantes da rede participam da ação desenvolvida pela Artplan, do Rio.
Campanha
Lequetreque tipo exportação
A Sadia estreia nova campanha para mostrar sua presença no Exterior. A peça retrata familiares e amigos em torno de produtos da marca em lugares como Argentina e Rússia. “Os consumidores acreditam que só uma marca de qualidade pode ser apreciada em tantos países diferentes”, diz Marcelo Assaf, gerente de marca da Sadia. A propósito, Lequetreque é o nome do famoso e controverso franguinho (ou seria um peru?) que há anos ilustra a comunicação da Sadia.
Marketing esportivo
São Marcos é o campeão
A Mundo da Bola Brasil acaba de divulgar que o goleiro Marcos, do Palmeiras, é o campeão de vendas da coleção de bonecos estilizados. A disputa inclui estrelas do Corinthians, Santos e Vasco. Os bonecos foram lançados pouco antes do Natal e o do goleiro palmeirense vendeu 800 unidades . Marcos vai perder o posto no próximo levantamento. E será desbancado pelo santista Neymar. Os bonecos custam R$ 60 e estão à venda em lojas de artigos esportivos ou na loja dos times.
Celebridades
Famosos em baixa
Nem pense em contratar celebridades para sua campanha publicitária. Segundo a consultoria Ace Metrix, os consumidores dão mais ouvidos a pessoas próximas – como familiares, vizinhos e amigos – do que aos famosos. Além disso, algumas personalidades não andam muito bem na fita – como Tiger Woods (na foto). O retorno do anúncio do golfista para a Nike nos Estados Unidos teve recall 30% abaixo do esperado.
Bate-papo
Roberto Duailibi, sócio-fundador da DPZ Propaganda
Não é de hoje que empresas de comunicação e a Anvisa travam uma verdadeira batalha por conta da tentativa da agência de regular a propaganda de bebidas alcoólicas e de produtos voltados ao público infantil. Roberto Duailibi, sócio-fundador da tradicional DPZ, não fica em cima do muro e diz que os dois lados têm razão.
Qual é a sua opinião quanto às restrições à publicidade impostas pela Anvisa?
A propaganda de cigarros foi banida da mídia e a indústria se adaptou. Regulamentação não faz mal a ninguém. Quando há uma discussão, os players são obrigados a se conscientizar.
O sr. deve ser o único publicitário a defender isso publicamente.
A regulamentação é boa. A radicalização, não. Quando os reguladores querem interferir até na fórmula dos produtos, aí vira questão pessoal. Mas não vejo nenhum problema em se estabelecer limites.
O cidadão não tem condições de decidir sozinho o que ver e consumir?
Veja o fenômeno da interação social: competição, conflito, assimilação e acomodação. Isso é a base do relacionamento humano. Está acontecendo em São Paulo em relação aos nordestinos e com relação aos paulistas nos outros Estados. A Anvisa é apenas um reflexo da sociedade.