28/06/2013 - 21:00
Celular
A fabricante taiwanesa de celulares HTC assinou um contrato de US$ 12 milhões com o ator Robert Downey Jr, protagonista do filme Homem de Ferro, uma das maiores bilheterias da história do cinema. Com a estratégia, a empresa busca conquistar um público mais jovem. Downey Jr. terá a missão de reverter a queda nas vendas da companhia. No ano passado, sua participação de mercado no mundo caiu de 2,4% para 1,8%. O apelo a celebridades para promover celulares é uma prática comum nessa indústria. A Apple, por exemplo, mantém contrato com os atores Samuel L. Jackson e John Malkovich. A Samsung aposta no astro do basquete LeBron James.
Homenagem
Grupo de Mídia de SP faz 45 anos
Para comemorar seu 45º aniversário, o Grupo de Mídia de São Paulo (GM), organização que reúne mais de mil profissionais de publicidade, fez uma homenagem aos seus dez ex-presidentes em evento realizado na capital paulista na terça-feira 25. Na ocasião, também foi lançado o Mídia Dados 2013, estudo anual feito pelo grupo com informações sobre o setor publicitário brasileiro. Entre os homenageados estavam Octavio Florisbal (ao centro), fundador da entidade, que recebeu das mãos de Luiz Fernando Vieira (à esq.), atual presidente do GM, e Paulo Gregoracci , presidente da agência W/Mccann, uma placa comemorativa. Fundado em 1968, o Grupo de Mídia busca promover a evolução técnica da propaganda brasileira por meio de estudos e da troca de experiências entre profissionais do setor.
Campanha
O justiceiro
A nova campanha da rede de escolas de idiomas Yázigi tem como protagonista o humorista Eduardo Sterblitch, um dos integrantes do programa Pânico na TV. Nos filmes, ele interpreta um justiceiro que sai pela cidade combatendo os criminosos que atentam contra a língua inglesa. A autoria é da agência We.
Tevê
Celebridade para quê?
O OLX dá mais resultados do que usar celebridades em comerciais. Esse é o mote da campanha da empresa de classificados online, que apresenta três filmes estrelados pelo humorista Fábio Porchat, pela apresentadora Sabrina Sato e pela cantora Preta Gil. Além da tevê, a campanha conta com ações de internet, mobiliário urbano e anúncios.
Jornais
El País em português
O jornal espanhol El País vai lançar uma versão digital em português. Segundo Juan Luis Cebrián, presidente do grupo Prisa, que edita a publicação, metade do tráfego no portal do jornal é proveniente de fora da Espanha. No ano passado, o americano The New York Times também anunciou uma versão em português, que seria lançada no segundo semestre deste ano, mas foi adiada para 2014.
Bate-papo
Herbert Hainer, CEO da Adidas
O CEO mundial da Adidas, Herbert Hainer, conversou com a DINHEIRO sobre a concorrência com a Nike e a Copa do Mundo:
A Adidas patrocina a Copa do Mundo, mas a Nike é mais reconhecida no futebol pelo torcedor brasileiro. Como mudar essa realidade?
Essas pesquisas se referem ao que aconteceu no passado. Como patrocinadora da Seleção Brasileira, a Nike consegue uma boa exposição. Mas agora estamos começando a colocar em prática nossas ações de comunicação e marketing. Acredito que, em um ano, vamos reverter essa situação.
Qual é a importância da Copa do Mundo para a Adidas?
Somos líderes no mercado de artigos esportivos para futebol, com 37% de participação. Neste ano, a receita com futebol deve chegar a E 2 bilhões, 33% a mais que no ano passado. Para chegar a essa receita, vamos lançar uma linha completa de chuteiras e uniformes, além da bola oficial da Copa.
A maioria dos times de futebol brasileiros são patrocinados por marcas locais. Isso torna a atuação da Adidas mais difícil?
Acredito que não. No mercado global, existem basicamente duas ou três marcas competindo de igual para igual. Em alguns mercados, como China e Brasil, existem marcas locais, mas muitas têm dificul-dades.