08/12/2010 - 21:00
O governo federal publicará nas primeiras semanas de 2011 o edital de concorrência pela publicidade do Banco do Brasil. A conta no BB, que neste ano foi de R$ 150 milhões, deve atingir R$ 400 milhões. O banco justifica o aumento do orçamento pelo acirramento da concorrência no varejo bancário. Em 2009, o BB ficou na quinta posição entre os maiores anunciantes do setor financeiro, apesar de ser o maior em número de correntistas. Com a verba turbinada em 2011, deve ficar atrás apenas de Bradesco e Itaú.
Jornais
Gratuitos para todos
Os jornais gratuitos começam a avançar sobre um novo perfil de leitor: os executivos. A pesquisa Credibilidade da Mídia Espontânea mostra que o Destak deu um salto – 12% dos executivos entrevistados leem o jornal diariamente, percentual que era de 5% em 2008. No Metro, o percentual subiu de 10% para 14%.
Carnaval
Despedida em grande estilo
O camarote da Brahma no Carnaval do Rio de Janeiro, em 2011, terá a cantora colombiana Shakira como a grande estrela internacional. Será a última edição do camarote, depois de 21 anos dentro do evento. O local será demolido para a construção de mais arquibancadas. O Carnaval de 2010 teve a cantora Madonna como principal convidada.
Televisão
SBT na roleta
Depois da descoberta de um rombo de R$ 2,5 bilhões no banco PanAmericano, de Silvio Santos, vários rumores de venda do SBT circularam pelo mercado. Especulou-se que Eike Batista faria uma proposta. Depois disseram que a Rede Record tentaria a aquisição. Na última semana foi a vez de o grupo Ongoing, dono do Brasil Econômico, surgir como potencial comprador. Nada concreto. O fato é que o SBT se tornou uma das mais cobiçadas emissoras do País.
Campanha
Ford via correio
Na era digital, a Ford lança nesta semana uma campanha via correio. Cerca de 40 mil brasileiros receberão cartões-postais enviados por proprietários do modelo New Fiesta no mundo todo. Cada postal foi ilustrado com imagens da cidade de origem e traz uma mensagem na língua local. A ação foi criada pela agência Wunderman.
Bate-papo
Ricardo John, diretor de criação da Giovanni+Draftfcb
A campanha da Canon, criada por você, se tornou uma das mais vistas na internet. Por quê?
Câmera fotográfica é um gatilho de emoção. Aproveitamos esse apelo emocional para desenvolver uma campanha diferenciada. Quanto mais cresce o uso de foto pelo celular, mais precisamos mostrar o diferencial de uma máquina fotográfica convencional. Esse era o desafio. Chamamos a atenção porque exploramos a emoção, enquanto a grande maioria dos vídeos produzidos hoje se apoia em varejo e piada.
Mas a campanha não tem um diálogo sequer.
Não precisaria. O vídeo ilustra um pedido de casamento, um momento especial. O resultado foi impressionante. A percepção de emoção é diferente em cada pessoa, mas algumas linguagens na propaganda são universais. Além disso, nos apoiamos na tradição da marca, fundamental para o sucesso da campanha.
Na prática, qual foi o resultado?
No SAC da Canon houve um incrível aumento de ligações de consumidores querendo informações sobre os produtos. Houve aumento também nas lojas especializadas em fotografia.