25/02/2021 - 12:51
Há 30 anos procurei meus amigos com uma pergunta: “Estou pensando em abrir uma escola de inglês. O que vocês acham?” A resposta me chocou: “Você está louco. Não faça isso. Tem muita concorrência. Não troque o certo pelo incerto. Estamos enfrentando uma crise. A economia vai mal. O momento não é favorável”. E alguns mais pessimistas diziam: “Pense bem. Esse negócio de dar aulas de inglês não dá futuro para ninguém.”
Confesso que não esperava esse balde de água fria por parte de “meus amigos”. Fui para casa e chorei. Mais tarde meus colegas riram dizendo: “Eu sabia que ele ia desistir. Sabia que não ia muito longe. Sabia que era apenas fogo de palha.” Bem, hoje quem ri sou eu, enquanto alguns dos meus colegas choram por não terem acreditado no projeto. Algumas pessoas ficam tão apegadas a seus modelos mentais, medos interiores, receios da alma e fantasmas imaginários, que acabam desistindo de seus projetos e não realizam seus sonhos.
Geralmente quando você apresenta um plano aos amigos, é isso o que acontece. Pessoas que nunca tiveram um negócio reagem negativamente expondo todos os porquês para seu projeto não dar certo, embora eles mesmos nunca tenham empreendido. Naquela época, apenas ignorei os comentários pessimistas, pois tinha plena convicção de que aquele era o caminho que eu deveria seguir. Se eu me deixasse influenciar por aqueles comentários, jamais teria me tornado um empresário bem-sucedido. Isso significa que o empreendedor precisa fazer uma blindagem contra o pessimismo. É preciso distinguir entre um conselho válido dado por um amigo de confiança e a mera manifestação de crítica por alguém sem experiência, análise e critério.
Ademais, sempre procurei traçar minha trajetória empresarial norteado pela fé. Eu havia buscado a orientação divina sobre como empreender. A resposta foi clara. Recebi a inspiração indicando que a educação era meu propósito de vida. Por isso, se você realmente pretende empreender, prosperar e beneficiar milhares de pessoas, valorize sua intuição e busque a inspiração divina. Você se surpreenderá com a resposta que receberá.