27/01/2024 - 15:00
A Unimed Nacional anunciou a abertura de vagas para o seu curso gratuito de cuidador de idosos. Desde que foi lançado, em 2014, o programa já qualificou mais de 9 mil profissionais em parceria com a Faculdade Unimed. Em São Paulo (SP), o salário mínimo para a ocupação é de R$ 1.550.
O curso tem uma carga horária de 84 horas, é realizado por meio do ambiente virtual de aprendizagem da Faculdade Unimed e aborda temas como envelhecimento, alimentação, segurança do paciente, doenças e autonomia do idoso.
+Unimed cria joint venture com Blue Health para aluguel de equipamentos médicos
O objetivo é formar pessoas capacitadas a desempenhar o papel de cuidador de idosos, uma ocupação que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos por conta do aumento da expectativa de vida da população em geral.
De 2020 para 2021, por exemplo, a expectativa de vida no Brasil aumentou de 76,8 anos para 77 anos. Há uma década atrás, em 2011, o índice era de 74,1. A parcela de pessoas que estão na terceira idade também cresceu, de 11,3% da população para 14,7%.
O presidente da Unimed Nacional, Luiz Paulo Tostes Coimbra, explica que o envelhecer exige um cuidado especial, pois o organismo já não responde como na juventude e há doenças que aparecem somente quando temos uma idade mais avançada.
“Esse cuidado exige um conhecimento sobre as necessidades do idoso, para proporcionar a ele uma velhice com qualidade de vida. Por isso oferecemos a formação, para que um parente possa se qualificar e, assim, cuidar do seu ente querido”, destaca.
Ele ainda conta que não precisa ser profissional da saúde para fazer o curso, somente é necessário ser maior de idade e ter o ensino médio completo.
Ainda segundo a Unimed, houve uma mudança no perfil de quem busca o curso de cuidador de idosos ao longo dos últimos anos. Se antes quem buscava a capacitação eram prioritariamente pessoas que queriam prestar o auxílio adequado a parentes, atualmente há quem veja o curso como uma possibilidade de retornar ou mesmo adentrar ao mercado de trabalho.
“Mesmo sem ter sido a ideia inicial, o curso oferece uma qualificação gratuita que permite ao profissional buscar oportunidades em uma área com uma demanda crescente, justamente pela questão do envelhecimento da população”, continua.
A percepção de quem trabalha no setor é de que há demanda por serviços de saúde deve crescer ainda mais nos próximos anos. Um reflexo desse cenário, é que a saúde foi um dos poucos setores que fechou os últimos anos, mesmo com a crise econômica provocada pela pandemia, com saldo positivo na geração de empregos. A área de gerontologia responde por mais de 2,6 milhões de empregos de carteira assinada no País.
Para se inscrever no curso gratuito de cuidador de idosos da Unimed, acesse o link e confira o passo a passo disponível logo no início da página do curso. Após a realização, será realizada a emissão da certificação do candidato de forma digital.