09/11/2005 - 8:00
Segunda-feira, 31 de outubro. No mesmo dia, a United Airlines divulgou duas notícias, uma boa e outra péssima. A boa: ela inaugurou seu segundo vôo diário saindo de São Paulo rumo a Washington. É o terceiro vôo da United entre Brasil e EUA. ?Estamos priorizando as rotas internacionais, pois o mercado de vôos domésticos nos EUA agora é dominado pelas empresas ?low cost, low fare??, diz Josue Meza, diretor da United no Brasil.
E isso tem a ver com a notícia: a UAL, controladora da United, anunciou prejuízo de US$ 1,8 bilhão no terceiro trimestre deste ano.
Em concordata desde 2002, a holding prevê que deixará essa condição no início de 2006. Para isso, num plano de reestruturação que inclui a renegociação de leasings de aeronaves, ela conseguiu US$ 3 bilhões em empréstimos dos bancos JPMorgan e Citigroup. ?Se a empresa não fosse viável, essas duas grandes instituições não estariam dando esse voto de confiança em sua recuperação?, afirma Meza.