30/06/2023 - 17:48
Companhias aéreas cancelaram milhares de voos nos Estados Unidos na semana que antecede o 4 de julho, feriado de Independência do país, devido a uma série de tempestades que se abateram sobre a Costa Leste, bloqueando as rotas que chegavam e partiam dos principais aeroportos de Nova York. Desde sábado, United Airlines, JetBlue Airways, Delta Air Lines, entre outras, cancelaram mais de 7,5 mil voos.
A maioria das companhias aéreas conseguiu praticamente normalizar as operações ontem, mas a United Airlines ainda tinha problemas. A companhia teve 400 voos cancelados, representando a maior parte da interrupção, segundo o FlightAware, site de rastreamento de voos. Passageiros relatam esperas de mais de 24 horas nos aeroportos, onde dormem de maneira improvisando à espera que a situação seja resolvida.
O CEO da United Airlines, Scott Kirby, disse que a falta de pessoal no controle de tráfego aéreo agravou o impacto dos cancelamentos. O secretário de transporte dos EUA, Pete Buttigieg, em entrevistas na televisão, nega e diz se tratar de problemas internos da empresa.
Há a expectativa que sexta-feira seja o dia mais movimentado nos aeroportos dos EUA desde antes da pandemia de covid-19, com cerca de 2,82 milhões de viajantes, conforme a Administração de Segurança de Transporte. Fonte: Dow Jones Newswires.