O Grupo Ibmec Educacional está com inscrições abertas para o Programa de Aceleração com foco startups no Rio de Janeiro. O programa é gratuito e dura seis meses, contando com aulas de finanças e marketing, entre outros termas. Interessados podem se candidatar por meio do formulário até o próximo dia 13 de novembro.

+ Procurando aporte para sua startup? Entenda o perfil de cada investidor

O Programa de Aceleração está dividido em quatro fases: imersão, onde as startups selecionadas farão uma imersão com gestores do Ibmec Hubs para o alinhamento do seu projeto de negócio; mentoria, com especialistas de diversas áreas com encontros definidos previamente; investimento, em que os modelos de negócio são preparados para rodadas de negócios com empresas parceiras; e o demoday, evento em que os empreendedores apresentarão suas startups para os possíveis investidores, usando todas as técnicas e estratégias aprendidas no programa.

As startups que participam do programa recebem acesso a toda a estrutura do Ibmec, como coworking, salas de trabalho individuais e salas de reunião; recebem também mentorias com profissionais do mercado, além de participar de palestras, minicursos, workshops e networking com empreendedores locais.

As startups devem se comprometer a apoiar iniciativas da instituição, tais como oferecer estágios aos alunos, contratar as empresas juniores, fazer mentorias para alunos que tenham projetos acadêmicos com foco em empreendedorismo e, caso seja possível, participar de eventos promovidos pela faculdade.

O Ibmec Hubs está presente nos dois campi do Ibmec RJ, na Barra da Tijuca e no Centro, com capacidade para receber até 20 startups.

Governança ambiental, social e corporativa

A iniciativa é promovida pelo Ibmec Hubs, um espaço colaborativo de inovação e empreendedorismo conectado ao ambiente acadêmico, que estimula muito o networking entre mentores, empresas e startups. A head do projeto, Lucimar Dantas, destaca a novidade da edição. Empresas selecionadas terão mais uma dimensão em sua agenda de desenvolvimento com as startups: o ESG (Governança ambiental, social e corporativa).

“Para apoiar o crescimento das startups atendidas, o Ibmec Hubs trabalha com as dimensões marketing e vendas, finanças, pessoas, operações, estratégia e governança, mas agora vamos ampliar nosso enfoque para o ESG”, comenta.

O Ibmec Hubs já atendeu 69 startups em dois anos de operação. Uma das startups participantes foi a Nimbus Meteorologia, voltada para o gerenciamento de risco de impacto climático, que avançou em seus processos comerciais e alavancou suas vendas. A climatech encerrou o programa com reconhecimento e premiações.