A empresa de entregas UPS conseguiu nesta terça-feira (1), autorização da Federal Aviation Administration (FAA, similar a Anac brasileira) para aumentar a área de atuação de seu serviço de correios via drone. Foi a primeira vez que o órgão americano deu aprovação completa para a operação de uma linha de entrega via drones.

A autorização permite que a UPS Flight Forward – braço da companhia que utiliza aparelhos de voo não tripulados –  realize entregas em locais como hospitais e campus de universidades através da licença Standard Part 135. Apesar da novidade, a FAA reiterou que os Estados Unidos ainda estão muito longe de autorizar entregas diretamente na casa dos clientes.

A certificação permite que pilotos da UPS voem com drone além do alcance de visão e abre a porta para a empresa de entregas expandir o Flight Forward. Scott Price, vice-presidente de estratégia e transformação da UPS, disse a Reuters que a companhia chegará facilmente a 20 entregas por dia com a nova autorização.

Os órgãos responsáveis pelo assunto de entregas via drone nos Estados Unidos ainda estão definindo as diretrizes deste tipo de atividade no país, enfrentando questões de como dividir o espaço aéreo com aviões de passageiros.