10/05/2019 - 11:27
Um urso negro asiático foi fotografado na Zona Desmilitarizada (DMZ) que divide as duas Coreias, informou o ministério do Meio Ambiente da Coreia do Sul.
Esta zona, a última fronteira da Guerra Fria, é conhecida como uma das poucas áreas onde a natureza não foi afetada pelo desenvolvimento e é um paraíso para a vida selvagem.
O urso foi fotografado em outubro por uma câmera com controle remoto, informou o ministério.
Embora existam vários testemunhos de soldados que disseram ter visto este tipo de urso na DMZ, é a primeira vez que uma imagem foi capturada do animal nessa área, acrescentou.
Trata-se de um espécime jovem, de idade estimada de oito ou nove meses, pesando de 25 a 30 quilos, de acordo com o Instituto Nacional de Ecologia, e acredita-se viver na DMZ com seus pais.
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classificou a espécie – Ursus thibetanus – como vulnerável na Lista Vermelha de animais ameaçados de extinção.
Na DMZ, mais de 5.000 espécies de plantas e animais foram identificadas, incluindo o goral de cauda longa e o lobo-marinho-do-norte, de acordo com o governo sul-coreano.
“Esta última descoberta do urso negro asiático prova mais uma vez o valor ecológico excepcional da DMZ”, disse Yoo Seung-Gwang, responsável pelo ministério da Ecologia.
/slb/mtp/es/al/mr