A processadora e exportadora de carne bovina Minerva afirmou nesta quinta-feira, 25, que a autoridade de defesa da concorrência do Uruguai decidiu mais uma vez negar a continuidade da venda de três fábricas da rival MBRF para a companhia.

As instalações estão localizadas em San José, Salto e Colonia, segundo fato relevante ao mercado, e tinham sido avaliadas em R$ 675 milhões, de acordo com informação anterior.

A Minerva não mencionou, em fato relevante, qual o desdobramento da nova negativa. Procurada, a empresa não comentou imediatamente.

Ao final do mês passado, as rivais do setor de carne bovina Minerva e Marfrig — agora MBRF, após a fusão com a BRF — divulgaram fatos relevantes ao mercado em que demonstram discordâncias contratuais sobre a transação no Uruguai.

A empresa vendedora afirmara que o contrato para venda das unidades para a Athn Foods, controlada pela Minerva, havia sido encerrado, já que o acordo firmado em agosto de 2023 previa condições suspensivas se não fosse concluído em 24 meses.

A demora para a conclusão se deu após o longo período de análise pelo órgão antitruste uruguaio.

A transação envolvendo os ativos no Uruguai fez parte de um negócio mais amplo entre as duas empresas, no qual a Minerva pretendia comprar um total de 16 unidades de abate da Marfrig na América do Sul, por R$ 7,5 bilhões.

Mas a autoridade concorrencial uruguaia barrou a transação das três unidades, no ano passado.