O tenista suíço Roger Federer disputará, esta quarta-feira, a partida que provavemente mais aguardava no Aberto de Tênis dos Estados Unidos 2010, quando terá a oportunidade de acertar as contas com o sueco Robin Soderling, que o derrotou nas quartas de final de Roland Garros, este ano.

Federer, número dois do mundo e do torneio, e Soderling, quinto cabeça-de-série, se enfrentarão nas semifinais do Aberto dos Estados Unidos na última partida da décima rodada, e o vencedor terá como recompensa a vaga na final de domingo.

O suíço entrará em quadra embalado pela possibilidade de conquistar seu sexto título em Flushing Meadows e por não ter perdido até agora nenhum set.

“Estou em um grande momento, mas o mais importante é que estou desfrutando o jogo, estou sem pressão”, disse Federer, que no ano passado perdeu a coroa do Aberto dos EUA para o argentino Juan Martín del Potro, que quebrou ainda a sequência de 40 vitórias consecutivas em Flushing Meadows.

Federer é o jogador da ativa com mais títulos em quadras rápidas, com 41, sendo superado apenas pelo lendário Andre Agassi, com 46.

“Tenho trabalhado muito. É agradável ver que isto se paga”, disse o suíço, que chegou pela vigésima sexta vez consecutiva às quartas de final de um torneio de Grande Slam.

Seu adversário desta quarta-feira, o sueco Soderling, finalista esta temporada no Aberto da França, perdeu 12 das 13 partidas que disputou com Federer, mas sua única vitória foi precisamente nas quartas de final de Roland Garros, este ano.

“É o que sempre sonhei. Jogar uma partida importante de um Grande Slam contra o melhor do mundo em uma quadra importante. O que mais posso pedir? O resto corre por minha conta”, disse o sueco de 26 anos.

Embora vença o torneio, Federer não recuperará a liderança do ranking da ATP, perdida para o espanhol Rafael Nadal em 7 de junho, um dia depois de o espanhol vencer em Roland Garros.

AFP/mvv