09/11/2022 - 15:31
Por Tom Polansek
CHICAGO (Reuters) – As ofertas de milho e soja dos Estados Unidos serão maiores do que o estimado anteriormente, uma vez que as expectativas para a produção de ambas as safras aumentaram, disse o governo do país nesta quarta-feira.
Colheitas maiores do que o esperado dão um pequeno impulso aos suprimentos dos EUA em um momento em que os estoques globais de grãos estão baixos após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Estoques de milho dos EUA permanecerão na mínima de 10 anos após o tempo seco prejudicar a produção.
“Normalmente, as colheitas pequenas ficam menores, mas o USDA foi para o outro lado e aumentou o rendimento do milho e da soja”, disse Don Roose, presidente da corretora US Commodities em Iowa. “Parte disso provavelmente foi um bom final para a colheita, então a perda de campo provavelmente foi menor.”
Após a divulgação do relatório, os futuros de milho e soja ficaram mais fracos na Bolsa de Chicago.
O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) estimou a safra de milho do país em 13,93 bilhões de bushels, com base em um rendimento médio de 172,3 bushels por acre. A produção de soja ficou em 4,346 bilhões de bushels, com rendimento de 50,2 bushels por acre.
No mês passado, o órgão estimou a safra de milho em 13,895 bilhões de bushels, com produtividade de 171,9 bushels por acre, e a de soja em 4,313 bilhões de bushels, com 49,8 bushels por acre.
Analistas consultados pela Reuters esperavam uma produção de milho em 13,887 bilhões de bushels e um rendimento de 171,9 bushels por acre, e a soja em 4,315 bilhões de bushels, sendo 49,8 bushels por acre.
Os estoques finais de milho dos EUA para o ano comercial de 2022/23 serão de 1,182 bilhão de bushels, disse o USDA.
A previsão anterior do governo para os estoques do cereal norte-americano eram de 1,172 bilhão de bushels.
Analistas esperavam estoques finais de milho de 1,207 bilhão de bushels, de acordo com a média das estimativas apurada em uma pesquisa da Reuters.
Já os estoques finais de soja dos EUA para 2022/23 serão de 220 milhões de bushels, de acordo com o USDA, 20 milhões de bushels acima da previsão anterior do governo.
As expectativas de analistas indicavam reservas finais de soja em 212 milhões de bushels, de acordo com uma pesquisa da Reuters.
Para o Brasil, o USDA ainda manteve as projeções de safras de 126 milhões de toneladas para o milho e 152 milhões para a soja em 2022/23.
(Reportagem adicional de Mark Weinraub)