A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) fez um alerta para o uso combinado de ibuprofeno e codeína, que, tomado por longos períodos, pode ocasionar problemas renais e, em casos extremos, levar à morte.

O alerta consta num relatório do Comitê de Avaliação de Risco de Farmacovigilância e divulgado na sexta-feira (30). Ainda segundo o comunicado da agência, o uso prolongado das duas drogas pode levar o paciente à dependência.

+ Por que as pessoas doentes não comem e querem ficar deitadas?

A codeína é um opioide, medicamento com efeitos analgésicos e sedativos; enquanto o ibuprofeno é anti-inflamatório. Os dois remédios costumam ser receitados em conjunto para o alívio da dor.

Segundo o comitê, foram revistos vários casos de toxicidades renais, gastrointestinais e metabólicas que foram relatados em associação com casos de abuso e dependência de codeína com combinações de ibuprofeno, alguns dos quais foram fatais.

“Quando tomado em doses superiores às recomendadas ou por um período prolongado de tempo, codeína com ibuprofeno pode causar danos aos rins, impedindo-os de remover adequadamente os ácidos do sangue para a urina (acidose tubular renal)”, informou a EMA, através de comunicado.

Como a maioria dos casos apresentados no comunicado da EMA são de países onde esses medicamentos podem ser comprados sem receita médica, a entidade aconselha a obrigatoriedade da prescrição médica para diminuir os danos e dependência desses medicamentos.