Sertãozinho, 23 – O uso do gás juntamente com diesel em veículos de transporte de cana-de-açúcar será avaliado pela GasBrasiliano e a São Martinho até o primeiro trimestre de 2018. O acordo das duas companhias, juntamente com a Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo e as empresas Convergás Fuel System e Mahle Metal Leve, foi antecipado pela Coluna do Broadcast Agro e assinado nesta quarta-feira, 23, na 25ª Fenasucro, em Sertãozinho (SP). O convênio prevê a conversão de um motor a diesel para a tecnologia diesel-gás, que será abastecido com biometano produzido a partir da vinhaça de cana-de-açúcar ou gás natural veicular (GNV). Serão realizadas no laboratório da Mahle, em Jundiaí (SP), medições comparativas de emissões atmosféricas e consumo específico de combustível.

“Se o projeto se mostrar economicamente viável podemos estimular a introdução em todas as usinas do Estado de São Paulo e do Brasil. Será um enorme ganho ambiental, além de dar mais competitividade às usinas sucroenergéticas”, explica o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles. “A assinatura deste acordo é mais um importante passo para mostrar a viabilidade do Gás Natural Veicular (GNV) em veículos pesados de usinas, bem como comprovar a eficiência da tecnologia diesel-gás”, completou Walter Fernando Piazza Júnior, diretor presidente da GasBrasiliano.

Segundo estimativas de mercado, o processamento de uma tonelada de cana necessita de quatro litros de diesel. A safra 2017/2018 tem como previsão colher 647 milhões de toneladas de cana no Brasil. Com a implantação do projeto em todas as usinas, utilizando metade do combustível gás natural ou biometano e o restante diesel, as empresas poderiam chegar a uma economia de 1,3 bilhão de litros de diesel por safra.