02/12/2020 - 19:18
O uso de máscara já se incorporou aos hábitos das pessoas em todo o mundo. No entanto, não são todos os modelos que garantem proteção contra a covid-19. Nesta quarta-feira (2), a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um alerta que o uso de máscaras com válvula pode não garantir proteção contra o novo coronavírus.
De acordo com o R7, a entidade desaconselha o uso de máscara com válvulas porque a pessoa poderia exalar um ar que não está suficientemente filtrado. A orientação vale para a população em geral e também para os profissionais da saúde.
+ México firma contrato com Pfizer para obter 34,4 milhões de vacinas da covid-19
+ Pesquisa aponta que covid-19 chega ao cérebro por mucosa olfatória
Os profissionais da área da saúde devem seguir usando máscaras específicas, com maior capacidade de proteção e risco de contágio aéreo, como N95, FFP2, FFP3, por exemplo, em áreas de atendimento a pacientes com sintomas da covid-19.
Já para população de modo geral, a OMS recomenda o uso de máscaras não médicas, como as feitas de tecido, em áreas internas como lojas, escritórios ou escolas, se uma distância física de pelo menos um metro entre os presentes não puder ser garantida.
O ideal, segundo a entidade, é que as máscaras de pano sejam feitas com três camadas: uma exterior impermeável, uma interior que permita a passagem de umidade e uma camada filtrante intermediária.