22/01/2025 - 20:04
Alguns usuários de redes sociais da Meta disseram nesta quarta-feira que suas contas voltaram a seguir os perfis do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do seu vice JD Vance e da primeira-dama Melania Trump depois de terem deixado de seguir essas contas quando Trump assumiu o segundo mandato.
Quando a administração presidencial muda, as contas oficiais da Casa Branca nas redes sociais passam para as novas autoridades eleitas. Isso aconteceu em 2017 e 2021, quando Trump sucedeu Barack Obama como presidente, e depois quando Joe Biden sucedeu Trump.
No entanto, alguns usuários disseram que mesmo após deixar de seguir as contas do presidente, vice-presidente e da primeira-dama desde segunda-feira, descobriram logo em seguida que estavam seguindo essas contas novamente, em alguns casos depois de deixar de seguir mais de uma vez ou de bloquear as contas.
“Eu, como outros, repetidamente deixei de seguir Trump e Vance na segunda-feira, apenas para descobrir que estava os seguindo novamente”, disse Anna Springer, usuária do Facebook, no Threads, que também pertence à Meta. “Não tenho certeza se foi apenas uma falha ou algo intencional, mas definitivamente aconteceu.”
A Meta não respondeu de imediato a um pedido de comentário, mas o diretor de comunicações da companhia, Andy Stone, disse no X que as pessoas que estavam seguindo as contas oficiais do governo Biden foram transferidas para as mesmas contas oficiais do governo Trump.
“As pessoas não foram obrigadas a seguir automaticamente nenhuma das contas oficiais do Facebook ou Instagram do presidente, vice-presidente ou da primeira-dama”, disse Stone no X. “Essas contas são gerenciadas pela Casa Branca, portanto, com um novo governo, o conteúdo dessas páginas muda.”
“Pode levar algum tempo para que as solicitações de seguir e deixar de seguir sejam processadas, à medida que essas contas mudam de mãos”, disse Stone no Threads.
A Casa Branca não respondeu de imediato a um pedido de comentário.
A cantora norte-americana Demi Lovato publicou uma foto nos “Stories” do Instagram em que sua conta aparece seguindo o vice-presidente. “Eu deixei de seguir esse cara duas vezes hoje”, escreveu ela para seus 150 milhões de seguidores.
Outras pessoas relataram que também estavam seguindo a primeira-dama Melania Trump sem que tivessem escolhido segui-la.
“Por que meu Facebook começou a seguir Melania Trump automaticamente hoje (de manhã)? O que você está fazendo?”, disse a atriz e comediante Sarah Colonna no Threads na terça-feira, marcando Mark Zuckerberg, CEO da Meta, na publicação.
(Por Doyinsola Oladipo em Nova York; reportagem adicional de Katie Paul em Nova York e Danielle Broadway em Los Angeles)