12.jpg

 

 

Você quer um Google Glass?

 

O Google surpreendeu o mercado, na semana passada, com um vídeo totalmente filmado por seus óculos inteligentes, o Google Glass. O filme demonstra como, com a utilização do aparelho, é possível fotografar, filmar, ver mapas e, é claro, pesquisar na web – tudo isso acionando comandos de voz. Para promover sua invenção, a empresa criou um concurso cultural para quem quiser comprar os primeiros protótipos. Os usuários brasileiros, no entanto, podem tirar o cavalinho da chuva: o Google afirma que, por questões de logística e de legislação, só os americanos podem participar da iniciativa. Ainda não se sabe quando o Google Glass começará a ser comercializado. 

 

13.jpg

 

 

 

Bombou no YouTube

 

O meteoro que caiu na Rússia há duas semanas bateu recorde de audiência no YouTube e no DailyMotion, os dois principais sites de vídeos online do mundo. Em um fim de semana, somando os diversos arquivos que registraram o fenômeno, foram 130 milhões de visualizações nos dois canais, segundo a empresa americana de monitoramento Visible Measures. Foram publicados mais de 400 vídeos amadores sobre o meteoro. 

 

14.jpg

 

 

 

O “Nobel” de Zuckerberg e Brin

 

No mercado eles são concorrentes. Mas, quando o assunto é a saúde, eles são aliados. O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, e o fundador do Google, Sergey Brin, montaram uma fundação que distribuirá prêmios milionários a cientistas. A Fundação Prêmio Revelação em Ciências da Vida premiará – tal como o Prêmio Nobel – o trabalho de pesquisadores que se dedicam a encontrar tratamentos para doenças incuráveis. 

 

 

 

 

Acelera, Minas! 

 

A empresa mineira Sympla, plataforma online de gestão de eventos, recebeu um aporte de dois investidores-anjo, no valor total de R$ 200 mil. Maurílio Kuru Lima, sócio da produtora Cria! Cultura, e o empresário Yuri Gitahy são os apoiadores da start-up criada por Marcelo e Ricardo Cartacho. Gitahy é um dos principais investidores de internet do País. Ele é o fundador da Aceleradora, companhia que investe em empresas digitais iniciantes. 

 

15.jpg

Da esq. para a dir: Maurílio Kuru Lima, Yuri Gitahy,

Marcelo e Ricardo Cartacho   

 

 

 

Resposta instantânea

 

Blanca Zayas, diretora para América Latina da agência online TripAdvisor, analisa o mercado de consulta de viagens

 

16.jpg

 

Qual a sua avaliação sobre o mercado online de viagens?

O crescimento do Brasil, do México e da América Latina em geral chama a atenção dos competidores do setor. No caso do Brasil, observamos uma tendência muito forte do uso de equipamentos móveis, ou seja, as pessoas pesquisam e indicam os serviços por meio de aplicativos. 

 

Que tipo de empresa do setor de turismo recorre mais à internet? 

Os pequenos estabelecimentos, sejam pousadas, sejam hotéis, são os que tiram maior proveito. Como não possuem muitos recursos para ações publicitárias, usam bastante os sites para atrair clientes. Por outro lado, às vezes eles precisam ser orientados para aproveitar melhor as ferramentas disponíveis. Além disso, as empresas menores são mais dinâmicas. 

 

A sra. quer dizer que as grandes redes não exploram todo o potencial dos serviços digitais? 

Sim. Enquanto os pequenos empresários são ágeis, as grandes redes de hotéis esbarram na burocracia. Embora elas também aproveitem algumas oportunidades, suas decisões são demoradas e, por isso, os projetos atrasam. 

 

 

Colaborou: Diego Marcel, João Varella e Luiz Gustavo Pacete