Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Alcalá, em Madrid, capital da Espanha, indicou que a vacina contra a gripe pode diminuir as chances de pacientes com mais de 40 anos sofrerem um AVC.

No estudo, publicado pela revista Neurology, foram selecionadas 75 mil pessoas de mais de 40 anos em um banco de dados de saúde espanhol. Desses, 14 mil haviam tido ao menos um derrame nos últimos 14 anos e o restante nunca havia tido o problema. Também foi levado em conta condições de saúde como idade avançada e problemas cardiovasculares crônicos. 

+Confira cinco fatores de risco que podem causar um AVC

O resultado foi que as pessoas que estavam com a vacinação da gripe em dia tiveram 12% a menos de chance de ter um acidente vascular cerebral. Os cientistas afirmaram que o estudo foi observacional, ou seja, não comprova que existe uma relação entre a vacina com os casos de AVC, mas sugere que sejam desenvolvidos novos estudos nesse sentido. 

Uma das hipóteses que foi desenvolvida é que a gripe por si só aumenta o risco do evento cardiovascular e que estar com a imunização contra a doença em dia seria uma forma indireta de evitar um derrame. Outra hipótese é que a vacina pode provocar benefícios nos vasos sanguíneos.