17/12/2020 - 8:05
A vacinação contra a covid-19 começará em 27, 28 e 29 de dezembro na União Europeia (UE) – anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em um tuíte postado nesta quinta-feira (17).
“É a hora da Europa. Nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, começará a vacinação na UE”, escreveu Von der Leyen.
+ Hospitais lotados e novo recorde de casos de covid-19 em Tóquio
+ Vacina da Moderna deve receber aval nos EUA nesta sexta-feira (18)
A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) informou que se reúne em 21 de dezembro – uma semana antes do que o previsto – para analisar a vacina da Pfizer-BioNTech.
A Comissão afirmou que, na sequência, dará sua autorização até dois dias depois do sinal verde da agência reguladora.
O porta-voz de Von der Leyen, Eric Mamer, disse à imprensa que o lançamento da campanha está condicionado à autorização da AEM para o uso da vacina Pfizer/BioNTech.
Grã-Bretanha e Estados Unidos já estão imunizando pessoas com essa vacina sob autorizações nacionais de emergência.
A UE pretende realizar um programa de vacinação coordenado em seus 27 Estados-membros para garantir um acesso justo às doses.
A Comissão Europeia fechou contratos com sete fornecedores de vacinas potenciais, para garantir que todos os cidadãos adultos da UE possam ser imunizados.
Os Estados-membros decidirão quem tem prioridade para as injeções, mas idosos e profissionais de saúde que tratam de pacientes com covid-19 estarão na linha de frente.
A vacina desenvolvida pela gigante americana Pfizer e pela empresa alemã BioNTech demonstrou uma eficácia de 95% em testes mundiais, nos quais foram injetadas duas doses com três semanas de intervalo.
Na Europa, essa vacina é produzida em uma instalação da Pfizer na Bélgica e enviada em caminhões e aviões. Deve ser armazenada a -70ºC para se manter viável, mas pode ser transportada, por curtos períodos, a 2-8ºC.