Novembro é um mês de grandes promoções. A Black Friday já caiu no gosto do brasileiro e apesar de acontecer na última sexta-feira de novembro, muitas lojas aproveitam para dar descontos no mês inteiro. 

Outra data que vem ganhando espaço com os consumidores brasileiros é o 11/11, conhecido como Dia do Solteiro e o maior dia de promoções na China. Por conta dos marketplaces chineses estarem crescendo no Brasil, muitos consumidores ficam de olho na data principalmente para comprar produtos eletrônicos. 

+Com Black Friday e Copa do Mundo, Wine oferece até 80% de desconto em vinhos

No meio de tanta informação e promoção, é preciso ficar de olho para não cair em fraudes que possam colocar suas informações pessoais e bancárias em risco, além de escapar das promoções falsas, a famosa metade do dobro. 

Confira algumas dicas antes de finalizar a sua compra: 

Pesquise preços com antecedência 

Para realizar uma grande compra nessa época, o ideal é que o consumidor tenha feito uma pesquisa durante o todo o ano para verificar se tal produto vai mesmo ter o preço mais em conta. 

Alguns sites como o Buscapé, o BondFaro e o JáCotei possuem um histórico de preços de vários produtos para que você não caia na “Black Fraude”.

Cuidado com as promoções boas demais 

Por conta de mais pessoas atrás de promoções, muitos golpistas se aproveitam nessa época para aplicar golpes e conseguir dados pessoais e bancários dos consumidores. 

Para chamar a atenção, muitas vezes eles forjam promoções falsas com produtos muito abaixo do preço, mas que não serão entregues e o consumidor terá dor de cabeça para conseguir cancelar a compra. 

Fique atento nos links que receber via redes sociais 

Criminosos que agem nessa época do ano tem alguns métodos para ludibriar os clientes. Um deles é o golpe chamado “phishing”, que elabora uma página idêntica ao de grandes varejistas para que o consumidor se sinta seguro e dê suas informações aos golpistas. 

Antes de efetuar qualquer compra, uma dica é consultar o site no Who.is, que mostra se aquele endereço pertence mesmo a loja em questão 

Fique atento aos marketplaces 

Sites de grandes varejistas, como Amazon, Americanas e Magalu, trabalham com vendedores parceiros, os chamados marketplaces. Muitas vezes condições como o prazo de entrega são diferentes para produtos comprados nessas lojas. Confira esse detalhe antes de finalizar a compra. 

Cashback

Uma grande estratégia que as lojas têm tomado é oferecer cashback, ou dinheiro de volta para o consumidor. Tudo que for comprado dentro da loja o cliente terá uma porcentagem de volta para uma futura compra. 

Mas fique atento aos detalhes: muitas vezes esse benefício tem data para expirar. Logo, se você não pretender realizar uma compra naquele varejista em breve, a promoção pode não ser tão atrativa.