27/11/2020 - 11:19
Se nesta Black Friday você está de olho em algum produto a venda em lojas no exterior, é bom se proteger de eventuais problemas. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante alguns direitos aos clientes, caso o produto venha com algum defeito e seja necessário realizar uma troca.
Por isso, a dica é comprar de marketplaces que tenham representação no Brasil, já que o CDC tem validade apenas para o território nacional. Ele garante, por exemplo, direito de devolução do produto por arrependimento em compras que não sejam feitas presencialmente, além do direito de troca em caso de defeitos, tudo sem custo e dentro de 7 dias.
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Sites internacionais, que contam com legislações diferentes da nossa, podem ter na política de atendimento ao consumidor uma instrução de deixar para o cliente o custo de envio das trocas, por isso é importante saber e entender como as lojas se posicionam neste sentido. Outra dica importante, caso você esteja em dúvida ou não conheça o site, é ler o relato de outros clientes na internet, já que eles podem ter passado por problemas anteriores e podem te ajudar a se prevenir.
Lembre-se de conferir a avaliação dos vendedores, caso você esteja navegando em um marketplace e certifique-se de que aquele é um vendedor que cumpre com suas vendas. Além disso, também vale a pena simular o pagamento de possíveis taxas, já que a alfândega brasileira pode atribuir um valor extra no caso de compras acima dos US$ 100 – a própria Receita Federal te ajuda neste cálculo.
Assim que a mercadoria for paga, fique de olho nos prazos de entrega e, principalmente, no trajeto que ela percorrerá até chegar na sua casa. Se existir algum problema no caminho (principalmente na alfândega), o código de rastreio é a forma mais eficaz de garantir que você tome alguma providência urgente.